Saúde capacita equipes municipais para controle sanitário de radioterapia e medicina nuclear

A Secretaria de Estado da Saúde está capacitando equipes de inspetores municipais para atuarem na área da radioterapia e da medicina nuclear. Pela primeira vez, inspetores sanitários dos municípios onde os serviços estão localizados vão fiscalizar das atividades. Por enquanto, a ação é feita exclusivamente pelo Estado.

Para facilitar a descentralização das inspeções, a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) organizaram um curso para apresentação de conhecimentos básicos sobre radioterapia (tratamento de câncer por radiação ionizante) e medicina nuclear (introdução no corpo humano de substâncias radioativas para melhorar a visualização do funcionamento dos órgãos e dos tecidos).

Participam do treinamento 105 inspetores sanitários de todo o Paraná. A qualificação aborda aspectos de biossegurança e radioproteção, equipamentos, radiofármacos, acessórios de imobilização para as sessões com os pacientes, controle de qualidade, entre outros assuntos, com foco em uma abordagem nas normativas vigentes.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que tem formação profissional na especialidade de medicina nuclear, essas duas áreas da saúde demandam conhecimento e muito cuidado.

“É importante que os inspetores se capacitem ainda mais e que tenham uma formação profissional na especialidade de medicina nuclear, já que esses serviços são bastante utilizados pela população e podem diagnosticar doenças graves e ajudar no tratamento de muitas outras”, afirma.

SERVIÇO – As aulas já acontecem aos sábados de manhã desde 11 de setembro e seguem até o dia 30 de outubro. Após a capacitação, a Vigilância Sanitária Municipal passará a fiscalizar estas atividades, concedendo a licença necessária para o funcionamento dos serviços de radioterapia e medicina nuclear.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube