Medicina Veterinária Mater Dei inicia Projeto de Extensão Bem-Estar animal nas escolas

Na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, o curso de Medicina Veterinária recebeu na Faculdade Mater Dei as coordenadoras e representantes da Rede Municipal de Ensino de Pato Branco, do total de 30 centros municipais de educação infantil e escolas municipais, inclusive a Secretaria de Educação e Cultura, Simone Painim, para encaminhar o Projeto de extensão de bem-estar animal nas escolas. A atividade atende à lei municipal nº 5.786, de 30 de junho de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão do tema “bem-estar animal e consciência de preservação do meio ambiente” no conteúdo transversal nas escolas da rede municipal de ensino do Município de Pato Branco.

A ação da Faculdade Mater Dei, que tem instituído o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), colabora com a aplicação da lei e, ao mesmo tempo, sensibiliza para esta responsabilidade social já durante a formação, comentou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Danilo Amadori de Oliveira.

“Esse convênio que estamos fazendo com o curso de Veterinária do Mater Dei é muito importante e, além de termos que cumprir as questões da lei, para os alunos é importante saber desse cuidado que temos que manter com os animais, pois são seres vivos”, afirmou a secretária Simone Painim. As atividades se estenderão da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Eles estão bem entusiasmados, é uma novidade e todos acolheram e vão abraçar a causa”.

À frente das atividades desta manhã esteve a zootecnia e mestre em Produção Animal Andréia Balotin Fioreli, que leciona, entre outras disciplinas, a de Etologia e Bem-estar Animal e é a vice-coordenasora da CEUA Mater Dei. O curso de Veterinária abriu edital para os acadêmicos interessados e foram selecionadas seis acadêmicas, do 4º ao 8º períodos, que estarão na linha de frente das atividades com as crianças: Juliana Machado, Kauane Bratti Ecco, Larissa Barbosa, Marinalva Alves Pereira, Regina Batista e Regina Rodrigues da Silva. Todas já fizeram a disciplina de Etologia e Bem-estar Animal. A expectativa é proporcionar a entrada de novos alunos em todos os semestres.

“O projeto de extensão visa vincular nossos alunos da instituição com a sociedade e o objetivo principal é justamente a gente atuar frente a nossa grande área de bem-estar animal. Nosso foco é educar os nossos futuros tutores dos animais para que a gente possa fazer com que a sociedade seja melhor frente aos critérios de bem-estar animal. Com isso, a gente vai oportunizar fazer um treinamento dos professores também, visto que no município está institucionalizada a lei deste tema junto às escolas, por isso propusemos trabalhar junto à secretaria municipal de Educação”, explanou Andréia Fioreli.

Também atuará no projeto de extensão o médico veterinário Giovani Girolometo e professores do curso de Psicologia e da Assessoria Pedagógica.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube