A edição deste ano do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, foi concluída no dia 30 de julho, em Planalto, no sudoeste do Estado. O encerramento teve mostras dos trabalhos desenvolvidos por 580 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino (duas na cidade e quatro na zona urbana). Por conta dos protocolos de segurança para Covid-19, as feiras aconteceram nas respectivas sedes, para evitar aglomerações. A Feira do JEPP em Planalto foi a primeira do Paraná a ser realizada presencialmente, neste ano.
O programa foi realizado no primeiro semestre, em parceria com a Administração Municipal. Marli Salete Dieckel de Lima, secretária de Educação de Planalto, relata que foram envolvidos os alunos do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano) e que todas as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com exceção das mostras. Um desafio imposto pela pandemia. “Conseguimos realizar todas as atividades e envolver estudantes e professores, seguindo os protocolos de segurança. O JEPP desenvolve e estimula os comportamentos empreendedores das crianças. Também temos percebido que muitos pais foram motivados a empreender após participarem das atividades com os filhos”, revela Marli Dieckel.
Em 2021, foram trabalhados os seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; e 5º ano – sabores e cores. Também foram promovidos dois encontros entre os alunos do JEPP e empreendedores do município, um empresário da construção civil e uma produtora de morangos orgânicos. A secretária Marli adianta que novas ideias estão sendo analisadas para implantação no ano que vem. Claudineia Cabral, consultora do Sebrae/PR, conta que a metodologia do JEPP já vem sendo aplicada em Planalto desde 2014, totalizando 5.118 estudantes com a edição deste ano.
“O objetivo principal é trabalhar as características empreendedoras dos alunos, para que eles sejam protagonistas de seus destinos. O JEPP está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece que o Ensino Fundamental gere autonomia no aprendizado e favoreça atitudes e atributos necessários para gestão das próprias vidas dos estudantes”, conclui Claudineia.
Quase cem mil alunos
Na Regional Sul do Sebrae/PR, que compreende os municípios do sudoeste e sul do Estado, a metodologia do JEPP já foi aplicada a 98.283 alunos do Ensino Fundamental, entre 2014 e 2020. Neste ano, 19 mil alunos serão atendidos, somando os 51 municípios.
Mais
UFFS traz curso de formação para professores com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
A Importância da União e do Respeito no Trabalho Legislativo Municipal
Enchentes em Pato Branco: Um Clamor por Ação Imediata e Soluções Duradouras