Cinco dias de discussões, painéis e palestras; 40 palestrantes e muitas oportunidades para troca de ideias e aprendizados. Resumidamente, esta será a Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências (Sepeag-Digital) que será realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) entre os dias 9 e 13 de agosto. Como em sua primeira edição, realizada em 2020, a 2ª Sepeag será 100% remota e gratuita. As palestras e painéis serão transmitidos ao vivo, pelo canal do Crea-PR no Youtube, com a proposta de manter os profissionais atualizados com as principais tendências, políticas públicas, desafios da profissão e novas tecnologias – no Brasil e no mundo.
A cada dia da semana haverá um tema específico apresentado por profissionais reconhecidos em suas áreas. A diretora geral na Teach the Future no Brasil e diretora do núcleo brasileiro do Projeto Millennium, a maior rede de pesquisadores futuristas do mundo, Rosa Alegria, é uma das convidadas do painel Ciência e Tecnologia, na programação Jovens Profissionais. Ela abordará o tema “O futuro em ação: por que o futurismo agrega valor ao negócio”. De acordo com a pesquisadora, o futurismo é fundamental nesse momento porque além de ampliar os caminhos para inovar, pode também reinventar o planejamento na direção de negócios mais sustentáveis.
Na pauta da acessibilidade, o professor associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador integrado no INESC TEC – Laboratório Associado no Porto, Portugal, Ramiro Gonçalves, tratará da acessibilidade web e sua importância a partir de três dimensões: igualdade, mercado e indexação. Gonçalves irá conversar com os participantes sobre normas, pessoas e acesso digital, e sobre o projeto acessibilidadeweb.pt.
No último dia de programação, Arthur Igreja falará sobre como será a transformação digital que ainda viveremos. Palestrante em mais de 150 eventos por ano, como o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul, Igreja acredita que o ápice das transformações profundas ainda está por vir. “Com o controle da pandemia, teremos uma recombinação de experiências, com um pedaço daquele mundo que tínhamos em 2019 e os aprendizados que tivemos nesse período. Para quem acha que muitas transformações aconteceram nesses últimos tempos, prepare-se: é daqui pra frente que as coisas vão mudar de forma mais profunda porque teremos menos restrições”, contextualiza.
Entre os palestrantes confirmados estão também o engenheiro civil, empresário, escritor, dramaturgo, apresentador e ex-banqueiro de investimentos Eduardo Moreira; a engenheira da computação da Google, Thaís Fabricio Melo; os presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea-PR, Joel Krüger e Ricardo Rocha de Oliveira; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa; o vice-governador do Paraná, Darci Piana, entre outros convidados.
Investimento em conteúdo
Para a Engenheira Civil Barbara Meurer, de Mangueirinha, coordenadora das Inspetorias da Regional Pato Branco do Crea-PR, a segunda edição da Sepeag Digital está acessível a todos os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, democratizando o conhecimento.
“Por ser 100% digital e gratuita, a Sepeag permite que todos os interessados, desde acadêmicos até profissionais, possam acompanhar os eventos. O Crea-PR está investindo em ferramentas tecnológicas que permitem a inclusão de um número muito maior de pessoas.”
Barbara destaca ainda que a Sepeag é uma oportunidade de aprender com a experiência de profissionais reconhecidos, alguns deles até internacionalmente. “É uma forma de investir no conhecimento. Os temas são muito pertinentes e atuais, relacionados, por exemplo, à pandemia, aos jovens profissionais e à liderança. Há outras temáticas relacionadas ao novo perfil dos profissionais. O evento tem inscrições abertas à sociedade, com certificado”, completa a Engenheira.
Para acessar a programação completa e fazer sua inscrição na 2ª Sepeag, acesse o site sepeag.crea-pr.org.br.
Mais
Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização após fechamento da ONG Focinhos da Je
Prefeitura orienta população sobre os riscos no consumo de produtos clandestinos sem inspeção sanitária
Avanço logístico no Sudoeste do Paraná: PR-916 e PRC-280 impulsionam desenvolvimento regional