Em seis meses, Pato Branco tem crescimento de mais de 64% na aprovação de projetos para a construção civil

Visando o crescimento e desenvolvimento em todos os setores de Pato Branco, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano está focada em dar agilidade à aprovação dos projetos arquitetônicos e nas análises aos demais processos em trâmite. Somente no primeiro semestre de 2021, foram 329 projetos aprovados. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 10% de liberação para execução.

No primeiro semestre de 2020, conforme dados repassados pela equipe da Secretaria de Planejamento Urbano, foram 59.589 metros quadrados de novas construções. Já no mesmo período de 2021, foram 97.873, um crescimento de 64,25%. “A Secretaria tem como objetivo desenvolver o planejamento urbano de forma sistêmica e integrada, de modo a fomentar o crescimento ordenado, proporcionar o desenvolvimento, a valorização humana e a mobilidade urbana sustentável. Isso faz com que o crescimento do município seja responsável e tenha respeito aos cidadãos, acima de tudo com visão de futuro”, enfatiza o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero.

Gilmar também frisa que o fluxo de processos é intenso e “agilizar a correção e aprovação faz com que os projetos não fiquem retidos”, assim “podendo seguir para os demais encaminhamentos”. Entre os processos que a pasta recebe, além de projetos arquitetônicos, estão processos de viabilidade, solicitações, parcelamento de uso de solo, entre outros.

Assim que o projeto é protocolado, com todos os documentos solicitados, a equipe da Secretaria tem o prazo de 15 dias para a primeira análise, se aprovado é solicitado cópias e/ou documentos complementares. Caso não seja aprovado, é necessário realizar uma revisão e novamente a entrega dos projetos na Secretaria, com novo prazo de 15 dias.

“São quase 100 mil metros quadrados de construção sendo executada em nosso município. Isso não reflete só no crescimento das estruturas físicas do município, mas de um modo mais geral faz a economia toda girar, além da geração de empregos. Nesse primeiro semestre, o setor da construção civil já acumula um saldo positivo de mais de 600 vagas de emprego geradas e isso fortalece todos os setores. Estamos trabalhando para que Pato Branco cresça muito mais”, complementa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube