Cacispar discute alternativas para o acesso ao crédito

Parcerias com Faciap, Cresol e GarantiSudoeste foram temas da reunião mensal da Coordenadoria

O Conselho de Administração da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) realizou nesta segunda-feira (26), a reunião mensal. Foi a primeira de forma presencial após uma sequência de quatro encontros de forma on-line. O encontro aconteceu no auditório da sede da Coordenadoria, em Francisco Beltrão. A temática de boa parte das pautas esteve relacionada ao acesso das micro e pequenas empresas ao crédito, uma das principais dificuldades dos negócios, e também sobre estratégias para promover o desenvolvimento econômico e sustentável das entidades associadas.

A Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (GarantiSudoeste) teve espaço na abertura da reunião. O vice-presidente da SGC, Edilberto Minski, também vice-presidente da Cacispar, e Alexandre Battistella, diretor executivo, apresentaram o novo Conselho Diretivo e explanaram sobre o trabalho da atual gestão, sob a presidência de Jair Divino dos Santos, para reforçar a importância da garantidora no acesso ao crédito dos pequenos negócios da região. Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar, explica que a intenção foi divulgar o novo momento da SGC, buscando aproximar as ACEs e a garantidora. “O objetivo é promover integração entre a GarantiSudoeste e as entidades empresariais para encontrar alternativas e facilitar o acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios que não têm bens para dar em garantia”, comenta.

A reunião também contou com a participação de representantes da Cresol. A cooperativa de crédito é a nova parceira do programa Comercial Faciap/Cacispar e será responsável por parte da remuneração de uma consultora contratada especificamente para trabalhar formas de fortalecer financeiramente as associações empresariais. Marcelo Daniel Savegnago, assessor de Negócios/Parcerias Corporativas fez a apresentação institucional e relacionou detalhes da parceria. “A colaboração entre a Cresol e o movimento associativista tem como objetivos a sustentabilidade das Aces e proporcionar benefícios aos seus associados”, pontua Paulo Bueno.

Capacitação para dirigentes

Foi lançada oficialmente a Capacitação para Presidentes e Diretores, formatada em cinco encontros on-line nos dias 24, 25, 26 e 31 de agosto e 1º de setembro. O objetivo é construir um modelo de gestão por indicadores e fortalecer as competências de liderança dos dirigentes, assim como inserir os novos presidentes e diretores no contexto do associativismo e desenvolvimento local. A Cacispar somou forças com o Comitê de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas da Fronteira (La Frontera) e o Sebrae/PR para promover a capacitação, que não terá custos para as entidades.

LGPD

Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em uma nova etapa a partir de 1º de agosto, quando passarão a ser aplicadas as multas e punições previstas. A Faciap e o Sebrae/PR estão realizando um programa de capacitação dos empresários para atendimento dos requisitos da LGPD. O trabalho é gratuito e os interessados podem acessar o grupo de Whatsapp específico para obter mais informações (https://chat.whatsapp.com/KqVIn8zf1Sq7X8lpQh3WuH).

Novos diretores integrados

Representantes das associações empresariais de Clevelândia e Nova Prata do Iguaçu participaram da reunião presencial da diretoria pela primeira vez e deram continuidade à fase integração com os demais integrantes do Conselho Administrativo. O presidente da Cacispar comemorou a integração dos novos diretores e comentou a volta das reuniões presenciais na Coordenadoria “Com o avanço da vacinação e com a queda dos casos de Covid-19, voltamos a ter o encontro presencial, que acentua a interação entre os participantes da região. Também propicia o fortalecimento dos vínculos e facilita trocas de experiências e melhor percepção das necessidades do meio empresarial e das ACEs, e que podem ser trabalhadas pela Coordenadoria”, avalia Paulo Bueno.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube