Assistência Social define estratégia para populações vulneráveis durante frio extremo e reforça pedido por cobertores

A Secretaria de Assistência Social elaborou uma estratégia para atender a população em vulnerabilidade diante do frio extremo que deve atingir a região a partir de quarta-feira (28). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as mínimas devem oscilar entre zero e -2°, com sensação térmica abaixo disso, perdurando ao longo da semana. As máximas, durante o dia, não devem ultrapassar 18°C, sendo o sábado (31) o dia com temperatura mais elevada.

Para evitar impacto nas populações em vulnerabilidade, conforme a estratégia, as equipes de Abordagem Social manterão rondas diárias, das 8h às 22h, e a casa da Missão SOS Vida estará à disposição para abrigar pessoas em situação de rua. O pedido é para que a população ajude nestes dias com doação de agasalhos, cobertores, meias e roupas masculinas – maior déficit da doação.

As entregas devem ser feitas diretamente na Assistência Social, que distribuirá para as populações vulneráveis, na Missão SOS Vida ou às equipes de abordagem. A orientação, no entanto, é para que seja evitado entregar esmolas, cobertores e roupas diretamente às pessoas em situação de rua. “A abordagem tem os meios para atender estas pessoas, pois queremos tirá-las desses espaços e devolver a dignidade junto às estratégias que o município oferece: de saúde, tratamento e resgate”, frisa a secretária de Assistência Social Bárbara Padoan.

Caso a população encontre alguém nessa situação, deve ser acionada à Abordagem Social, informando o local e a descrição da pessoa. Caso a pessoa esteja inconsciente, deve ser acionado o Samu imediatamente. Além das pessoas em situação de rua, serão atendidas pessoas que vivam em situação de vulnerabilidade –  a Assistência possui um cadastro que consta cerca de 800 pessoas nessas condições – e promovida uma ação com catadores e equipes da limpeza urbana.

“Queremos evitar que o frio traga mais problemas de saúde e sabemos que essas populações podem sofrer ainda mais devido às condições em que vivem. Pedimos a colaboração de todos para que passemos por esse momento sem que ele cause maiores danos”, apontou Bárbara.

As estratégias foram definidas em conjunto após reunião extraordinária na segunda-feira à tarde com representantes da Abordagem Social, Missão SOS Vida, Secretaria de Saúde e Provopar.

Contatos

Secretaria de Assistência Social: (46) 3225-5544
Rua Teófilo Augusto Loiola, 256, Bairro Sambugaro.

Abordagem Social: (46) 99108-4457
Das 8h às 22h.

Missão SOS Vida: (46) 3040-0037
Rua Regina Cagnin Peloso – São Francisco,

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube