A Secretaria de Assistência Social elaborou uma estratégia para atender a população em vulnerabilidade diante do frio extremo que deve atingir a região a partir de quarta-feira (28). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as mínimas devem oscilar entre zero e -2°, com sensação térmica abaixo disso, perdurando ao longo da semana. As máximas, durante o dia, não devem ultrapassar 18°C, sendo o sábado (31) o dia com temperatura mais elevada.
Para evitar impacto nas populações em vulnerabilidade, conforme a estratégia, as equipes de Abordagem Social manterão rondas diárias, das 8h às 22h, e a casa da Missão SOS Vida estará à disposição para abrigar pessoas em situação de rua. O pedido é para que a população ajude nestes dias com doação de agasalhos, cobertores, meias e roupas masculinas – maior déficit da doação.
As entregas devem ser feitas diretamente na Assistência Social, que distribuirá para as populações vulneráveis, na Missão SOS Vida ou às equipes de abordagem. A orientação, no entanto, é para que seja evitado entregar esmolas, cobertores e roupas diretamente às pessoas em situação de rua. “A abordagem tem os meios para atender estas pessoas, pois queremos tirá-las desses espaços e devolver a dignidade junto às estratégias que o município oferece: de saúde, tratamento e resgate”, frisa a secretária de Assistência Social Bárbara Padoan.
Caso a população encontre alguém nessa situação, deve ser acionada à Abordagem Social, informando o local e a descrição da pessoa. Caso a pessoa esteja inconsciente, deve ser acionado o Samu imediatamente. Além das pessoas em situação de rua, serão atendidas pessoas que vivam em situação de vulnerabilidade – a Assistência possui um cadastro que consta cerca de 800 pessoas nessas condições – e promovida uma ação com catadores e equipes da limpeza urbana.
“Queremos evitar que o frio traga mais problemas de saúde e sabemos que essas populações podem sofrer ainda mais devido às condições em que vivem. Pedimos a colaboração de todos para que passemos por esse momento sem que ele cause maiores danos”, apontou Bárbara.
As estratégias foram definidas em conjunto após reunião extraordinária na segunda-feira à tarde com representantes da Abordagem Social, Missão SOS Vida, Secretaria de Saúde e Provopar.
Contatos
Secretaria de Assistência Social: (46) 3225-5544
Rua Teófilo Augusto Loiola, 256, Bairro Sambugaro.
Abordagem Social: (46) 99108-4457
Das 8h às 22h.
Missão SOS Vida: (46) 3040-0037
Rua Regina Cagnin Peloso – São Francisco,
Mais
Sonho internacional: aluna de Pato Branco se prepara para residência médica nos Estados Unidos
UFFS Realeza sedia Hackathon 2025 que impulsiona inovação no agronegócio
Obras estruturantes da Copel levam mais energia ao Sudoeste beneficiando 100 mil pessoas