ACEFB e Sebrae/PR iniciam programa para promover a inovação aberta nos negócios

Por meio de hub de inovação, dez empresas integram projeto piloto que pretende aproximar setores tradicionais das startups

A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e o Sebrae/PR lançam, no dia 5 de agosto, o Ciklo Inovação Aberta by Sebrae. Dez médias e grandes empresas associadas à entidade farão parte do programa, que pretende levar a cultura da inovação aberta para os negócios e aproximá-los do ecossistema do sudoeste do Paraná. Além do evento de lançamento, estão programados mais três encontros, todos digitais, nos dias 12, 19 e 26 de agosto.

No primeiro workshop, em 5 de agosto, serão abordados aspectos iniciais, como o que é inovação aberta e como começar. No segundo, as startups serão o tema e como as empresas podem se relacionar com elas. O terceiro buscará visão geral da maturidade das empresas participantes. O último promoverá uma dinâmica entre as empresas participantes com até dez startups que serão selecionadas.

Joares Ribeiro, diretor executivo da ACEFB, conta que a entidade criou o Ciklo para promover a inovação aberta nas empresas associadas. “Trata-se de um projeto piloto, em parceria com o Sebrae, para apresentar aos empresários as vantagens de se implantar a cultura da inovação aberta e de como visões externas podem melhorar processos internos, aumentar a competitividade e até gerar produtos ou novos negócios”, pontua Joares.

A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, relata que, paralelamente, serão mapeadas startups da região que podem fornecer ou desenvolver soluções para necessidades das empresas participantes do programa. “Um dos objetivos é disseminar a cultura da inovação aberta para empreendedores do município e promover a conexão com o ecossistema regional de inovação. Dessa forma, podem surgir pautas e soluções que estão restritas ao universo das empresas de grandes centros, atualmente”, analisa Jocelei.

Critérios

Para o projeto piloto, foram selecionadas médias e grandes empresas associadas à ACEFP e que já participam de processos ligados à inovação. A intenção é aplicar o programa piloto e depois replicá-lo com outras empresas interessadas em implantar a metodologia em seus processos.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube