Será lançado na próxima segunda-feira (26), o Programa Somar – Inovação que inspira, resultado da parceria entre a Marel Indústria de Móveis, o Ciklo – Hub de Inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e o Sebrae/PR. O evento online terá início às 19h30 e contará com especialistas no uso e desenvolvimento da criatividade e de processos inovadores: Marcos Goes, sócio-fundador da Haze Shift, empresa curitibana de consultoria em inovação; Octávio Nassur, designer de experiências artísticas e jurado da Dança dos Famosos desde 2013; e Manu Dubeux, psicóloga fundadora da Power, iniciativa ligada ao empreendedorismo feminino.
O lançamento será restrito aos colaboradores e parceiros da empresa, mas a iniciativa pretende incluir, nas próximas etapas, fornecedores e startups da região com potencial para desenvolver soluções para a Marel. Edgar Behne, diretor-presidente, relata que a empresa estudava participar de processos de inovação aberta e a parceria com o Ciklo e o Sebrae/PR possibilitou a formalização do programa Somar. “O Ciklo e o Sebrae já têm uma rede de contatos e de trabalho e ficamos muito surpresos, positivamente, quando começamos a trabalhar com eles. O primeiro tema trabalhado é a comunicação com nossos clientes, tanto os lojistas quanto os consumidores finais”, comenta Behne.
O empresário adianta que há interesse em trabalhar com outros temas relacionados a necessidades internas e também à Indústria 4.0. A possibilidade de encontrar ou desenvolver soluções com parceiros locais ou regionais é um dos objetivos. “A grande vantagem da inovação aberta é contar com startups da região com grande expertise. Mas, também queremos criar uma cultura de inovação na empresa, permanentemente. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas os colaboradores já estão percebendo mudanças e se engajando”, comemora Behne.
O diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia da ACEFB, Rafael Menegotto, observa que o Ciklo foi criado para conectar empresas associadas e promover a inovação. “O Sebrae é um dos nossos principais apoiadores e nos ajudou a montar o Ciklo. A Marel é a primeira empresa a fazer parceria conosco e aceitar o desafio de montar um programa de inovação aberta”, destaca. Menegotto acrescenta que há outro programa sendo preparado, reunindo dez empresas, e que o aprendizado com a Marel será de grande valia.
Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, acredita que a adesão de médias e grandes empresas ao movimento da inovação aberta terá impactos positivos em vários segmentos econômicos.“A conexão com o ecossistema regional de inovação traz benefícios para a grande empresa, no caso, a Marel, com a otimização de processos e aumento do faturamento. Também pode gerar valor para empresas de diferentes portes e segmentos, contribuindo para o fortalecimento ou surgimento de novos negócios”, completa Jocelei.
Mais
UTFPR Campus Pato Branco participa de treinamento no Senai Chapecó
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Qualidade de Vida, Esporte e Infraestrutura: Reflexões e Demandas do Vereador Alexandre Zoche