Mais um programa de inovação aberta será lançado no sudoeste do Paraná

Parceria entre a Marel, Ciklo/ACEFB e Sebrae/PR pretende buscar soluções para necessidades da empresa e impulsionar startups da região

Será lançado na próxima segunda-feira (26), o Programa Somar – Inovação que inspira, resultado da parceria entre a Marel Indústria de Móveis, o Ciklo – Hub de Inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e o Sebrae/PR. O evento online terá início às 19h30 e contará com especialistas no uso e desenvolvimento da criatividade e de processos inovadores: Marcos Goes, sócio-fundador da Haze Shift, empresa curitibana de consultoria em inovação; Octávio Nassur, designer de experiências artísticas e jurado da Dança dos Famosos desde 2013; e Manu Dubeux, psicóloga fundadora da Power, iniciativa ligada ao empreendedorismo feminino.

O lançamento será restrito aos colaboradores e parceiros da empresa, mas a iniciativa pretende incluir, nas próximas etapas, fornecedores e startups da região com potencial para desenvolver soluções para a Marel. Edgar Behne, diretor-presidente, relata que a empresa estudava participar de processos de inovação aberta e a parceria com o Ciklo e o Sebrae/PR possibilitou a formalização do programa Somar. “O Ciklo e o Sebrae já têm uma rede de contatos e de trabalho e ficamos muito surpresos, positivamente, quando começamos a trabalhar com eles. O primeiro tema trabalhado é a comunicação com nossos clientes, tanto os lojistas quanto os consumidores finais”, comenta Behne.

O empresário adianta que há interesse em trabalhar com outros temas relacionados a necessidades internas e também à Indústria 4.0. A possibilidade de encontrar ou desenvolver soluções com parceiros locais ou regionais é um dos objetivos. “A grande vantagem da inovação aberta é contar com startups da região com grande expertise. Mas, também queremos criar uma cultura de inovação na empresa, permanentemente. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas os colaboradores já estão percebendo mudanças e se engajando”, comemora Behne.

O diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia da ACEFB, Rafael Menegotto, observa que o Ciklo foi criado para conectar empresas associadas e promover a inovação. “O Sebrae é um dos nossos principais apoiadores e nos ajudou a montar o Ciklo. A Marel é a primeira empresa a fazer parceria conosco e aceitar o desafio de montar um programa de inovação aberta”, destaca. Menegotto acrescenta que há outro programa sendo preparado, reunindo dez empresas, e que o aprendizado com a Marel será de grande valia.

Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, acredita que a adesão de médias e grandes empresas ao movimento da inovação aberta terá impactos positivos em vários segmentos econômicos.“A conexão com o ecossistema regional de inovação traz benefícios para a grande empresa, no caso, a Marel, com a otimização de processos e aumento do faturamento. Também pode gerar valor para empresas de diferentes portes e segmentos, contribuindo para o fortalecimento ou surgimento de novos negócios”, completa Jocelei.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube