A direção-geral da UTFPR, Campus Pato Branco, com o objetivo de otimizar e oportunizar a mais pessoas da comunidade o acesso e o uso dinâmico da Pista de Atletismo, durante o período de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19, adotou um procedimento complementar ao que já vinha sendo executado.
Entra em vigor, a partir de agora, a reserva prévia para a utilização da Pista de Atletismo, mediante o preenchimento do formulário de agendamento, disponibilizado somente online. As reservas poderão ser efetuadas a partir de desktop ou smartphone, preenchendo com os dados pessoais (e-mail, nome completo e CPF) e verificação da disponibilidade de dia e horário para a reserva. Visando ao uso dinâmico e rotativo da Pista, o limite máximo de horários de reservas para cada usuário(a) é de até cinco por semana, programados em horários diferenciados um do outro.
Destaca-se que o tempo permitido a cada usuário(a) será de duas horas no total e o limite máximo permitido é de 20 pessoas por período/horário. A efetivação da reserva é condicionada à leitura do Protocolo de Biossegurança da UTFPR e ateste de concordância pelo(a) usuário(a). Este documento está disponibilizado para ciência na etapa de preenchimento do formulário de agendamento. O usuário poderá solicitar o envio de comprovante de reserva para seu próprio e-mail, para eventuais conferências.
Em relação às reservas para usuários em grupos específicos, a orientação é para que sejam realizadas individualmente. Haverá exceção quanto à forma de reservar para os usuários(as) pertencentes a órgãos oficiais ou corporações (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, cujas atividades físicas sejam realizadas com regularidade ou sejam pré-requisito como treinamentos e testes pertinentes às suas rotinas e exercício das respectivas funções. Estas solicitações de reservas específicas, devem ser oficiadas à direção-geral da UTFPR, com certa antecedência, de forma que gere condições de buscar horários compatíveis ao pretendido.
O horário de funcionamento da pista de atletismo, no momento, e de acordo com o Decreto Municipal n°8.964, de 09 de julho de 2021, será diário (segunda a domingo), das 06 horas às 23 horas. Em relação à iluminação, pela manhã, ocorre o acendimento programado às 6 horas e o desligamento automático ao nascer o Sol e o acendimento automático ao pôr do Sol e desligamento programado às 23h30min.
As medidas de segurança adotadas e a serem seguidas pelos(as) usuários(as) são aquelas exigidas pela Portaria Nº 572, de 1º de julho de 2020 do MEC e consolidada no Protocolo de Biossegurança da UTFPR que incluem: uso obrigatório de máscara, controle de lotação máxima e manutenção do distanciamento mínimo de 2 metros. Além disso, os usuários da pista terão à sua disposição, no acesso principal do Campus (próximo à guarita), logística para automedição de temperatura e higienização. O novo procedimento adotado conta com o aval da Secretaria de Esporte e Lazer do Município, conforme disposto no Oficio 26/2021-SELPB, de 12.07.2021.
A reserva mediante agendamento passa a ser a única forma de acesso regular à Pista e outras regras restritivas, já vigentes anteriormente, continuam valendo, a saber: aglomeração de qualquer forma, uso de bebedouro, consumo de alimentos, compartilhamento de objetos, uso de aparelhos para alongamento de flexibilidade do corpo, instalados em anexo à pista, e futebol de campo. Outras regras de restrição permanentes de acesso estão estabelecidas: entrada de animais, bicicletas, skate, motocicleta, patinete, patins, walk machine, hoverboard, e veículos sem autorização.
A fiscalização do cumprimento às regras estabelecidas ficará ao encargo de cada usuário(a). Havendo sugestões, denúncias ou reclamações as mesmas devem ser formalizadas via e-mail à Direção-Geral da UTFPR, no endereço gadir-pb@utfpr.edu.br. Em casos de outras demandas nesse sentido a recomendação é encaminhá-las ao site Fala.BR.
Mais
UTFPR Campus Pato Branco participa de treinamento no Senai Chapecó
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Qualidade de Vida, Esporte e Infraestrutura: Reflexões e Demandas do Vereador Alexandre Zoche