Cacispar vai capacitar novos presidentes e diretores das associações empresariais

Parceria com o Comitê La Frontera não terá custos para as entidades.

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) realizou nesta segunda-feira (28), a reunião mensal do Conselho de Administração, que reúne diretores e presidentes 36 entidades da região. Entre as pautas, destaque para a Capacitação para Presidentes e Diretores que será realizada em 24, 25, 26 e 31 de agosto e 1º de setembro, no período noturno, de forma on-line. Na abertura, está prevista a palestra com Mario César Costenaro, ex-presidente da Caciopar (Coordenadoria do Oeste) sobre associativismo.

A Cacispar somou forças com o Comitê de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas (La Frontera) para estender a Capacitação para Presidentes e Diretores a todas as ACEs do Sudoeste, sem custos para as entidades. A iniciativa contará com o apoio do Sebrae/PR. O presidente da Cacispar, Paulo Sergio Bueno, observa que todas as associações empresariais da região elegeram novas diretorias em 2020 e este é o momento de capacitar os novos diretores, que estarão à frente das entidades pelos próximos dois anos.  “Fizemos uma pesquisa com as associações e os temas mais solicitados foram associativismo e liderança. Nossa intenção é apresentar a essência do associativismo aos novos diretores, para que possam trabalhar ainda melhor pelos associados”, explica Paulo.

Nova consultora do Programa Comercial

Na reunião, também foi apresentada a consultora do novo Programa Comercial Faciap/Cacispar. Marina de Fraga Vilaça Casali, que já trabalhou no Programa de Certificação em Gestão da Faciap (PCGF), foi a escolhida para atender às ACEs. A iniciativa objetiva o fortalecimento das áreas comercial e de relacionamento das entidades, visando o desenvolvimento econômico sustentável. Os investimentos ficarão sob a responsabilidade da Faciap, Cacispar e de parceiros.

“Há a preocupação com a situação das entidades em virtude da crise provocada pela pandemia. Vamos iniciar o trabalho por ACEs de menor porte, pois são as que sofreram mais impactos. Mas, todas as associações serão contempladas. Vemos o programa como essencial para a manutenção e o fortalecimento do sistema associativista”, ressalta Paulo Sergio Bueno.

Brasil Mais

Representantes da Regional Sul do Sebrae/PR, liderados pelo consultor Elizandro Ferreira, também participaram da reunião e apresentaram detalhes do Programa Brasil Mais, iniciativa que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Programa é coordenado pelo Ministério da Economia e executado por Senai e Sebrae.

Estão abertas as inscrições para o novo ciclo, com duração de quatro meses, sem custos para as empresas. O Brasil Mais (brasilmais.economia.gov.br) visa o aumento da lucratividade, com conteúdos e soluções trabalhados na prática. Ainda estão disponíveis 17 das 66 vagas disponibilizadas para a região.

Serviços do comércio

A gerente executiva da unidade de Francisco Beltrão do Senac, Lenise Cristina Fernandes, foi outra participante da reunião. Ela apresentou os serviços disponibilizados pelas unidades do Sesc e Senac na região e também esclareceu dúvidas dos diretores da Cacispar. No final da reunião, foram apresentados os resultados da nova etapa de reforma da sede que reúne Cacispar, GarantiSudoeste e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná. As calçadas foram reformadas, já seguindo o novo padrão de acessibilidade do Município de Francisco Beltrão.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube