Encontro entre o IRDES, UTFPR e a Prefeitura de Pato Branco abordou assuntos sobre a internacionalização da cidade

Na manhã desta quinta-feira (24), em reunião proposta pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, reuniram-se no gabinete da Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito, Robson Cantu, o secretário municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, a diretora da Secretaria, Kátia Bertol e com o vereador Marcos Marini, além do diretor-geral, do Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos e os diretores de área, professores Gustavo Lacerda Dias (DIRGRAD) e Neimar Follmann (DIREC), para tratar de pauta voltada à internacionalização da cidade.

Na oportunidade, foi apresentado pelo diretor Gustavo (DIRGRAD), um vídeo que os acadêmicos de Engenharia Civil do Campus, Igor Lazaretti e Waleska Moraes Reis, fizeram em Viseu (PT), especialmente para a reunião, mostrando pontos de destaque da cidade. Além disso, a UTFPR relatou experiências integrativas com instituições de ensino superior de outros países, algo que pode ser o começo de uma relação mais aprofundada entre Pato Branco e cidades de outros países.

Segundo o diretor-geral, Gilson, a parceria já estabelecida pela UTFPR com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), num acordo de Dupla Diplomação, que já irá para a terceira edição, com viagem em setembro de 2021, de oito alunos do curso de Engenharia Civil, do campus Pato Branco, motivou o IRDES a construir um projeto de parceria entre Pato Branco e a cidade de Viseu.

A gestão municipal vê o alinhamento dessa pauta com a viabilidade de sequência do Projeto White Duck Connection, que tem proposta de sinalização diferenciada trilíngue em todas as placas externas e internas do município, as quais contarão com meios tecnológicos que permitirão acesso virtualizado a informações sobre elas, permitindo o melhor entendimento do visitante sobre o local em que está. A iniciativa foi evidenciada na reunião pelo prefeito Cantu e reforçada pelo interesse de colaborar, via legislativo, pelo vereador Marcos Marini.

“O nosso campus sempre apoiará projetos que favoreçam as relações interinstitucionais, que neste caso serão ampliadas para as dimensões de cidade internacional”, declarou o diretor-geral.

A partir dos diálogos dessa reunião, “o prefeito abraçou o projeto, que deve ser encaminhado na instância municipal, com a liderança da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI)”, informou Gilson sobre a viabilidade.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube