O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu medida cautelar que suspende a licitação do Município de Dois Vizinhos (Região Sudoeste) para a contratação de empresa fornecedora de sistema exclusivo de gerenciamento de estacionamento rotativo via smartphones, no valor máximo estimado de R$ 568.540,80.
A medida foi tomada em razão de indícios de que o edital do Pregão Presencial nº 64/2021 não apresenta informações suficientes para a elaboração das propostas dos licitantes. A cautelar foi concedida por despacho do conselheiro Ivens Linhares, em 18 de junho, e homologada na sessão ordinária nº 18/2021 do Tribunal Pleno, realizada por videoconferência nesta quarta-feira (23).
O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Liquidworks Soluções em Tecnologia da Informação Ltda. em face do edital do Pregão Presencial 64/2021 da Prefeitura de Dois Vizinhos, por meio da qual apontou que o edital não estipula o valor a ser pago pelos serviços prestados.
A representante sustentou que a remuneração fixada no instrumento convocatório estaria vinculada a eventos aleatórios, o que caracteriza um contrato de risco, vedado pela jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, questionou o fato de o certame não ter exigência de qualificação técnica, pois trata-se de serviços complexos.
Para a concessão da medida cautelar, Linhares considerou que o edital do pregão traz parâmetros que, em juízo preliminar, podem ser insuficientes para subsidiar a formulação das propostas. Ele frisou que o instrumento convocatório expressa apenas a previsão da quantidade de vagas de estacionamento rotativo ofertadas no município – 1.039 -, sem outras informações potencialmente indispensáveis.
O conselheiro ressaltou, ainda, que a licitação estipulou a obrigação de a licitante contratada arcar com as despesas de diversos serviços acessórios ao objeto principal de informatização do sistema de estacionamento rotativo, sem a previsão dos custos desses serviços.
O Tribunal determinou a citação do Município de Dois Vizinhos para que comprove o imediato cumprimento da liminar e apresente sua defesa, no prazo de 15 dias. Os efeitos da cautelar perduram até que seja tomada decisão de mérito no processo, a não ser que a medida seja revogada antes disso.
Mais
UTFPR Campus Pato Branco participa de treinamento no Senai Chapecó
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Qualidade de Vida, Esporte e Infraestrutura: Reflexões e Demandas do Vereador Alexandre Zoche