Com apoio da Administração Municipal de Pato Branco, o Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e o Colégio Sesi iniciaram nesta terça-feira (22) um projeto piloto que deve fomentar o estudo da ciência a partir do cuidado com as plantas. O objetivo é que o projeto seja estendido às escolas municipais após o retorno presencial. A aula inaugural foi acompanhada pela vice-prefeita Angela Padoan, que enfatizou a importância do estudo de biomedicina entre os jovens. “É algo que abrirá portas importantes para eles”, ressaltou, enfatizando que o plantio de ervas medicinais e sua transformação é, também, uma defesa do prefeito Robson Cantu.
O projeto
Neste momento, 144 alunos do Colégio Sesi, sendo 20 envolvidos diretamente no projeto, participam dele. A partir do cuidado das plantas, espera-se que, além do conhecimento biológico sobre as espécies, estimule-se a pesquisa, capaz de permitir a manipulação das plantas para produção de remédios fitoterápicos e alimentos, por meio da horticultura. Serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre o plantio, rastreamento, processo de limpeza, embalagem e rotulagem, o que poderá oferecer oportunidades aos estudantes.
“O projeto perpassa por todas as disciplinas”, explicou a idealizadora do projeto, vice-presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Pato Branco, Mari Aparecida Moraes. “O objetivo é que, por meio das disciplinas de matemática, ciências e outras, seja introduzido o observar, conhecer e identificar as plantas, com as quais seja possível produzir algo, seja a extração de óleos, elaboração de chás, alimentos e tinturas, possibilitando que estes adolescentes se tornem, até, empreendedores no ramo.”
O projeto foi apresentado ao prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, que deve levar a iniciativa às escolas do município, começando pela do São Roque do Chopim/Nova Espero, que teve dirigentes auxiliando na aquisição das primeiras mudas.

Mais
Sudoeste do Paraná recebe mais de 3,3 mil quilômetros de redes trifásicas da Copel
Pato Branco recebeu mais de R$ 134,7 milhões da União em 2025, aponta relatório da Câmara dos Deputados
Vice-prefeita Neuza Viganó anuncia atuação independente e reafirma compromisso com a população