Ciclo de Conferências Internacionais online, sobre rotação de culturas, integração lavoura-pecuária e adubação de sistemas

De 22 a 25 de junho será realizado, virtualmente, o Ciclo de Conferências Internacionais. O evento está sendo organizado em parceria, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia(PPGAG), Linha de Pesquisa: Integração Lavoura-Pecuária, da UTFPR, Campus Pato Branco e pela Faculdade de Ciências Florestais e a Escola Agrotécnica Eldorado, ambas da Universidade Nacional de Misiones (UNaM), visando a troca de informações sobre rotação de culturas, integração lavoura-pecuária e adubação de sistemas.

A primeira conferência será nesta terça-feira, dia 22, às 19h30min, com o título “Sistemas de produção do sul do Brasil”, e será conduzida pelo engenheiro agrônomo, professor Paulo Fernando Adami. O apresentador será o engenheiro agrônomo, Anahí Rauh. O encontro abordará aspectos técnicos e econômicos associados aos principais sistemas de produção da região Sul do Brasil, sejam eles grãos exclusivos ou sistemas integrados de produção.

Na quarta-feira, dia 23, às 19h30min, a segunda conferência intitulada “Manejo de pastagens em sistemas integrados de produção agropecuária” será ministrada pelo engenheiro agrônomo, professor André Brugnara Soares e a palestra apresentada pelo engenheiro agrônomo Hernán Sosa.

Neste tema, os conceitos e a terminologia envolvidos nos sistemas integrados de produção agrícola (SIPA) serão abordados em primeiro lugar; aspectos técnicos do manejo de pastagens como ponto crucial para o sucesso do SIPA; fatores que definem a produtividade do sistema (produção primária e secundária) e como gerenciá-los.

E o último encontro será quinta-feira, dia 24, também a partir das 19h30min, com a conferência “Adubação de Sistemas”, com a engenheira agrônoma, professora Tangriani Simioni Assmann. O apresentador desta palestra será o médico veterinário, Maias Arenhardt.

Tangriani falará sobre a interpretação das condições de fertilidade do solo, bem como as recomendações de fertilização e calagem que, segundo ela, “devem ser realizadas levando em conta um novo paradigma”.

O público-alvo das palestras são os professores da Faculdade de Ciências Florestais e da Escola Agrotécnica de Eldorado da UNaM, bem como alunos de carreiras relacionadas aos temas e ao público em geral interessado. As palestras são gratuitas, ministradas em língua portuguesa e transmitidas no canal Transmedia FCF do YouTube.

Iniciativas como essa contribuem para a consolidação da missão institucional. Na visão da professora e organizadora do evento, pela UTFPR, Tangriani, “um dos principais objetivos de uma Universidade Pública é a formação de recursos humanos altamente qualificados, bem como a produção de conhecimentos. Estes conhecimentos devem ser de livre acesso a toda população, não somente à comunidade interna das universidades. Além disso, a realização de eventos em que é possível o intercâmbio de informações entre dois países é enriquecedor tanto para o nosso corpo docente, bem como para os nossos alunos de graduação e de pós-graduação e para toda comunidade de ambos os países”, declarou.

Este ciclo de palestras, se configura, também, como um start dessa parceria. O PPGAG concretizou um programa de mestrado interinstitucional (MINTER) com a Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Misiones, visando a qualificação de seus professores em nível de mestrado e já vislumbrando o doutoramento dos mesmos em um plano futuro, contudo, quando o MINTER estava concretizado, surgiu a pandemia o que inviabilizou as atividades presenciais desses programas. Nesse contexto, a professora Tangriani, destaca que “havia um grande anseio do grupo de professores da UNaM para iniciar alguma atividade do seu programa MINTER. Assim sendo, propô-se este ciclo de conferências de forma remota”, informou.

Os participantes que desejarem receber certificado deverão preencher um formulário específico, durante a participação nas lives no YouTube. O certificado será internacional, uma vez que será emitido pela UNaM

Para mais informações e/ou entrevistas com os palestrantes, estamos à disposição, ou também podes ser efetuados os conatos diretamente com os professores, conforme seguem:

Profa. Dra. Tangriani Simioni Assmann (PPGAG-UTFPR): 46 9 9103-1789

Prof. Dr. André Bruganara Soares (PPGAG-UTFPR): 46 9 9110-6888

Prof. Dr. Paulo Fernando Adami (UTFPR-DV):  46 9 9914-2413

Prof. Juan Quezada (UNaM):  +54 9 3751 31-9687

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube