Prefeito Robson Cantu garante repasse de aproximadamente R$ 1 milhão para causa animal

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu,  homologou na manhã desta quinta-feira (18) o repasse de R$ 946.672,58 para a causa animal do município. O recurso será destinado ao oferecimento de castrações gratuitas, atendimentos de urgência e emergência e outros serviços veterinários a ONGs, animais de rua e animais de pessoas em situação de baixa renda ou que tenham sido adotados.

A gestão do recurso ficará para a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Programa Municipal de Bem Estar Animal, onde pessoas interessadas nos serviços devem ser cadastradas. “Garantir este repasse é garantir o cuidado com o município de Pato Branco. Não é um milhão, é conscientização. Porque cuidar dos animais é também cuidar da cidade de Pato Branco”, destacou o prefeito Robson Cantu.

Com o valor será possível investir, além das castrações, em atendimentos veterinários de chipagem, captura e remoção de animais, exames de Raio-X, atendimento a animais atropelados e fraturados. As ações devem ocorrer durante o ano e têm previsão de iniciará ainda no fim deste mês. Estiveram presentes na assinatura a secretária do Meio Ambiente Keli Starck, os vereadores Lindomar Brandão e Thania Maria Caminski Gehlen, representantes da Polícia Militar Ambiental, do Conselho Municipal de Proteção Animal e de ONGs.


Cadastro

Para ser contemplado nos serviços, é necessário realizar um cadastro junto à Secretaria do Meio Ambiente. Pessoas que fizeram o cadastro anterior a 2020 precisam renovar os dados. Pessoas de baixa renda devem apresentar o CadÚnico; pessoas que adotaram o animal, o comprovante de adoção.Se enquadrado nestes critérios, o animal da pessoa passa a ser contemplado e ganha gratuitamente a castração. O programa é apenas para cães e gatos. A Secretaria do Meio Ambiente está localizada em sala anexa à Prefeitura de Pato Branco, Rua Caramuru, 271, Centro, e pode ser procurada das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (46) 3220-1528.

“Cerca de 15 mil animais”

Da ONG É o Bicho, Ana Carolina Kerber disse que há 12 anos os protetores dos animais pleiteiam que o serviço seja oferecido no município.Após denúncias feitas pela própria ONG é que se conseguiu, junto ao Ministério Público, um Termo de Ajustes de Conduta (TAC) para garantia da prestação de castrações e feiras de adoção. Com o repasse, um serviço que era feito por recursos de voluntários ou de editais passará  a ser 100%  municipal, o que também garantirá a continuidade dele. “Acredito que existam cerca de 15 mil animais já em espera. E desta vez estamos muito felizes porque a gente sabe que é uma nova Administração que está realmente fazendo as coisas andarem. Estamos bem felizes mesmo!”, frisou.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube