A Secretaria de Saúde de Pato Branco incluiu todos os profissionais da educação no grupo de vacinação da terceira etapa da campanha contra a influenza (H1N1). Na segunda fase, apenas professores do ensino básico, médio e superior puderam tomar o imunizante, por isso a Vigilância ampliou o público. A medida está em acordo com memorando expedido pela Vigilância em Saúde do Governo do Estado do Paraná. Podem se vacinar trabalhadores de todas as áreas que compreendem a educação, desde secretaria, limpeza, vigilância e demais profissionais que atuem dentro das escolas de ensino público e privado.
Para receber a vacina, a categoria precisa apresentar declaração emitida pela instituição de ensino, RG, carteira de vacina e holerite. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira nas salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família (das 8h às 11h) e no ponto extra, ao lado da sala de vacina central, na Unidade Central de Saúde (das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h45).
Pessoas que tenham recebido a vacina contra a covid-19 devem, obrigatoriamente, aguardar o intervalo de 14 dias para receber a dose da vacina contra a influenza. Da mesma forma, quando forem vacinados contra a influenza, deverão aguardar 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo. A terceira etapa de vacinação contra a influenza (H1N1) começou no dia 9 de junho e encerra em 9 de julho.
Além dos professores, incluídos agora, recebem as doses neste momento pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Na primeira e segunda etapa de vacinação receberam as doses crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas de ensino básico e superior. Pessoas desses grupos que não tenham sido vacinadas ainda podem receber as doses, indo até uma unidade de saúde. Não é necessário agendamento prévio. Até o dia 13 de junho, já haviam recebido a vacina contra a influenza 16.268 pato-branquenses.
Mais
Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização após fechamento da ONG Focinhos da Je
Prefeitura orienta população sobre os riscos no consumo de produtos clandestinos sem inspeção sanitária
Avanço logístico no Sudoeste do Paraná: PR-916 e PRC-280 impulsionam desenvolvimento regional