Inscrições abertas até 16/06 para o Doutorado em Agronomia (PPGAG), do Câmpus Pato Branco

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) publicou o Edital 05/2021 – PPGAG – Inscrição e seleção para o doutorado, que dispõe sobre o processo de inscrições e seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Agronomia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, para ingresso no segundo semestre de 2021.

Para este processo seletivo estão sendo ofertadas 13  (treze) vagas, em duas Áreas de Concentração (Produção Vegetal, e Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária) e cinco Linhas de Pesquisa: Fitotecnia (2 vagas), Horticultura (5 vagas), Proteção de Plantas (2 vagas), Integração Lavoura-Pecuária (3 vagas), Ciência do Solo (1 vaga).  As inscrições são gratuitas, e serão realizadas no período de 19 de maio de 2021 até às 17 horas do dia 18 de junho de 2021, e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online, informado no edital.

O processo seletivo será constituído de Análise de Proposta de Pesquisa e avaliação do Currículo. O resultado será divulgado até o dia 05 de julho de 2021.  Saiba mais sobre o PPGAG e sobre o processo de seleção acessando a página do Programa.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR – Câmpus Pato Branco 

O PPGAG tem por objetivo a capacitação em nível de mestrado e doutorado para formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa, extensão e magistério superior, nos diferentes ramos da agronomia, preparados para o estudo de demandas da agricultura regional, nacional e internacional.

O Programa completa 14 anos de existência em 2021, consolidando-se como polo na formação de recursos humanos e desenvolvimento científico e tecnológico para a agricultura brasileira. Nesse período, fruto do trabalho dos docentes e discentes do programa, foram defendidos até o momento 309 trabalhos, sendo 233 Dissertações e 76 Teses, que possibilitou a formação de profissionais para atender os diversos segmentos da sociedade.

O corpo docente é constituído de doutores altamente qualificados, que na sua maioria já realizaram pós-doutorado em instituições dentro ou fora do país, além de participarem de comitês de área envolvidas com Agências de Fomento e de associações científicas nacionais e internacionais, permitindo a obtenção do sucesso frequente na captação de apoio financeiro para a condução das pesquisas realizadas pelo Programa.

O corpo discente caracteriza-se pela diversidade, promovendo integração entre diferentes regiões do Brasil e do mundo. O programa também possibilita intercâmbio e cooperação acadêmica e científica de alunos entre a UTFPR e diversas Instituições e Universidades do Brasil e do Mundo. Assim como se empenha em propiciar a vinda de pesquisadores estrangeiros, reconhecidos pelo mérito e liderança em sua área de conhecimento.

Tudo isto só foi possível graças ao apoio recebido dos órgãos de fomento à pesquisa e pós-graduação, principalmente CAPES, CNPq e Fundação Araucária e recursos próprios da UTFPR. Atualmente, o Programa disponibiliza, em média, 18 bolsas de mestrado e 28 bolsas de doutorado. Além destas agências de fomento, o programa também conta com o financiamento de outras instituições e empresas nacionais e internacionais.

O PPGAG, tem cumprido com sua meta principal para construção do conhecimento, com a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, oferecendo ampla formação científica e cultural, possibilitando a capacitação de profissionais de qualidade e com discernimento crítico nas áreas de pesquisa, tecnologia e ensino.

Outras informações podem ser obtidas junto à coordenação do Programa pelo e-mail ppgag-pb@utfpr.edu.br. A coordenação segue atendendo remotamente devido à Instrução Normativa 22/2021, que mantém a suspensão das atividades presenciais da UTFPR até 10 de junho.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube