Pato Branco inicia plano de retomada econômica para os pequenos negócios

Administração Municipal assina convênio com o Sebrae/PR; programa apoiará os setores que mais sofreram com a crise

Será apresentado nesta segunda-feira (14), às 14h, na Prefeitura de Pato Branco, o Programa Municipal de Retomada da Economia Pós Covid-19, resultado da parceria entre o Município e o Sebrae/PR. O objetivo é que os pequenos negócios retomem o crescimento, voltem a gerar emprego, renda e movimentem a economia local. Serão ações de curto prazo para apoiar os setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia do coronavírus.

O Programa tem ainda outros objetivos, como a implantação da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019); ampliação do número de atividades consideradas de baixo risco; desburocratização, como a dispensa da exigência do Alvará de Licença de Localização; e incentivo aos empreendedores, com a facilitação da abertura de negócios que podem gerar empregos e renda.

Uma das primeiras ações está relacionada à implantação e mobilização de uma força-tarefa com lideranças constituídas e reconhecidas para fazer um diagnóstico local, elaborar e executar planejamento e monitorar resultados. Estão previstas ainda a implantação do selo Empresa Segura, com regulamento próprio, relacionado às medidas contra a Covid-19; e a criação da Casa do Empreendedor, espaço para orientação e apoio aos microempreendedores individuais (MEIs).

Como parte do programa, o Município firmará convênio com a Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (GarantiSudoeste), para aportar recursos em fundo de aval e facilitar o acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, ressalta que a parceria visa dar condições e orientações aos empreendedores, para alavancarem seus negócios. “É preciso ajudar no avanço de cada empresa pato-branquense, e o Sebrae é especialista neste processo”, destaca Cantu.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, adianta que a instituição será responsável pela metodologia e a coordenação técnica dos trabalhos. A expectativa é atingir resultados como a recuperação ou elevação do Produto Interno Bruto (PIB) e manter os recursos no município. “Com a parceria da Prefeitura e das lideranças que serão envolvidas, vamos estruturar um plano integrado para o desenvolvimento econômico. A metodologia será bem pautada e feita por etapas, para que possamos ganhar escala na retomada, paulatinamente”, adianta Cesar Colini.

Outros programas

No primeiro semestre deste ano, o Município de Pato Branco e o Sebrae/PR firmaram outros convênios, como o Programa Cidade Empreendedora (elaborado para unir gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades e, assim, desenvolver a economia local) e o Programa Educação Empreendedora (criado para desenvolver e estimular habilidades empreendedoras nos estudantes do Ensino Fundamental).

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube