Profissionais do ensino superior serão imunizados contra a Covid-19

Professores, técnicos-administrativos e profissionais terceirizados das universidades e faculdades, públicas e privadas, de 64 municípios, paranaenses recebem imunização à Covid-19 a partir da disponibilização de 20 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech, que chegaram nesta segunda-feira, 7 de junho, ao estado. Doses adicionais serão disponibilizadas no prazo de uma semana a 10 dias.

Esse grupo foi incluído como prioritário para a vacinação após reunião entre os reitores da UTFPR, UFPR, Unila e IFPR e das universidades estaduais juntamente com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, com a equipe técnica da pasta.

“Nós procuramos mostrar aos representantes do Governo do Estado do Paraná a importância de o profissional de ensino superior ser incluído como prioritário. As universidades não pararam, têm atuado ativamente em combate à pandemia e é vital que o reconhecimento público se apresente, neste momento, com a inclusão deste grupo aos demais da área de Educação”, destaca o reitor Marcos Schiefler.

Schiefler explica, ainda, que “ontem já avaliamos a proposta do secretário como positiva, mas fomos orientados a aguardar até hoje, quando tivemos a confirmação dessa boa notícia, a partir de reunião realizada nesta manhã envolvendo a equipe da Sesa [Secretaria da Saúde] e representantes do Conselho de Secretários da Saúde dos Municípios Paranaenses”.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, o lote recebido nesta segunda, de 145.080 doses, é o maior da vacina Pfizer BioNTech obtida pelo Paraná, e será distribuído para os municípios durante esta semana. Os servidores da UTFPR, portanto, devem se dirigir aos pontos de vacinação nas cidades em que atuam, com possibilidade de início de vacinação já para esta sexta-feira (11).

À agência, Aldo Bona disse que a inclusão dos profissionais do ensino superior reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelas universidades durante a pandemia e sua proeminência para a retomada econômica no período pós-pandemia. “A vacinação desse público é de fundamental importância e traz alívio para a comunidade acadêmica”, destacou. Essa postura, de reconhecimento ao trabalho das universidades, foi ratificada pelo secretário Beto Preto, que estima que todos os Profissionais do Ensino Superior que atuam no Paraná estarão vacinados no prazo de 15 a 20 dias, ou seja, até o final deste mês de junho.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube