O vice-presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, de Pato Branco, tem participado ativamente das discussões sobre os pedágios, como no evento da Café da ACEFB, no dia 25 de maio

Crea-PR completa 87 anos estreitando o diálogo com a sociedade

Entre as ações recentes, está a articulação das regionais, a do Sudoeste entre elas, para contribuir com a nova proposta de concessão de pedágio no Paraná.

No dia 11 de junho de 2021, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) completa 87 anos de fundação. Dezenove presidentes passaram pela gestão da autarquia, representando a diversidade dos profissionais que atuam no Estado, nas áreas das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

Em mais de oito décadas de história, o Crea-PR atua em prol da melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de um contingente que, atualmente, é de mais de 70 mil profissionais registrados no Paraná, por meio de suas oito regionais – Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa -, ao todo, são 35 inspetorias ligadas a estas cidades. O desenvolvimento profissional de Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas é a razão de existir da autarquia, mas, cada vez mais, o Conselho estreita o seu diálogo e participação junto à sociedade, como um agente que faz a diferença no crescimento do Estado.

“Em 87 anos de história, o Crea-PR sempre manteve, e está intensificando cada vez mais, um diálogo qualificado e com uma participação ativa e influenciadora de importantes decisões na sociedade. As profissões que o Conselho representa ajudam a construir o Paraná, do ponto de vista estrutural e econômico. Por isso, entendemos que a proximidade com o Poder Público, entidades de classe e sociedade civil é um papel fundamental que cabe a nós. Não podemos ser neutros, temos que nos posicionar sempre como um agente de mudança e desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira.

Um exemplo recente e prático desta proximidade é a articulação das oito regionais do Crea-PR, em conjunto com as respectivas entidades de classe locais, para sugerir melhorias nas novas propostas de concessão de pedágio do Estado. Cada regional analisou minuciosamente os trechos de rodovia que perpassam as suas fronteiras, e o Crea-PR, por sua vez, reuniu todas as considerações num mesmo documento e encaminhou para apreciação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Assembleia Legislativa do Paraná e Governo do Estado.

Contribuições da Regional Pato Branco
Os trechos localizados no Sudoeste foram analisados por integrantes dos colégios de Inspetores, de Entidades Regionais e de Instituições de Ensino do Crea-PR e do CreaJr-PR. As oito entidades de classe da região: Associação de Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-FB); Associação de Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB); Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP); Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB); Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (Aefos); Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Aspea); Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge); e Associação de Engenheiros da Fronteira do Iguaçu (Assefi).

Propostas
– Criação de um novo lote (Lote 7), para a inclusão do trecho entre o rio Iguaçu e o trevo do Horizonte, passando por Pato Branco (interseção com a BR-153), com aproximadamente 290 km de extensão (PR-182, PR-483, PR-180 e PR-280). Corredor importante de escoamento de safra e, em boas condições, atrativo para a movimentação de cargas dos países do Mercosul, do interior do Paraná e de Santa Catarina para a ligação com os portos brasileiros.

– No contorno de Marmeleiro (ligação da PR-483 com a PR-280), que seja dada garantia de que as implicações ambientais do contorno proposto possam ser atendidas dentro do prazo estipulado, ou que, em caso de incertezas quanto a liberação ambiental, que novo traçado possa ser apresentado de forma célere, permitindo a fluidez do tráfego e, principalmente, que as obras de melhoria ocorram no tempo especificado.

– No acesso à Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Realeza, a preocupação com a segurança diante de retorno em nível e com curta distância de entrelaçamento para acesso a UFFS. Adicionalmente, solicitou-se um trevo adequado, em desnível, para dar segurança aos que acessam esta importante instituição de Ensino Federal que fica lindeira a rodovia.

Futuro da região
O vice-presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari, Engenheiro Agrônomo de Pato Branco, destaca que o envolvimento dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociência é importante, pois trata-se do desenvolvimento da região nas próximas três décadas.

“Além de profissionais do Sistema Confea/Crea, somos cidadãos. Não podemos ficar alheios ao que está acontecendo. A concessão das rodovias tem um impacto gigantesco e o Crea-PR tem sido firme em seus posicionamentos, pois estamos discutindo os próximos 30 anos”, frisa.

Clodomir destaca que o Crea-PR é uma autarquia responsável pela fiscalização de profissionais e empresas relacionadas, mas que também promove orientações e participa das ações em sociedade. Ele acrescenta que todas as fases técnicas da concessão têm o envolvimento, de alguma forma, das Engenharias, Agronomia e Geociências.

“Estamos acompanhando as audiências e discussões desde o início e nos manifestamos tecnicamente, pensando no melhor para a região e para o Paraná. O trecho não contemplado entre Pato Branco e o trevo do Horizonte gera inquietude, pois acabará resultando em um gargalo no escoamento da produção. Por essa razão, propusemos o Lote 7”, explica o vice-presidente do Crea-PR.

Clodomir Ascari finaliza afirmando que é preciso “cobrar fortemente” da classe política para gerar boas alternativas para o chamado Corredor Sudoeste e que é importante haver uma governança para acompanhar a elaboração do termo de referência, a execução do contrato e a prestação de contas, visando a correta utilização dos recursos públicos.

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