Municípios do Paraná vacinam contra a Covid-19 durante todo o feriado prolongado

O feriado prolongado de Corpus Christi está sendo de vacinação em municípios de muitas Regionais de Saúde do Paraná, dando sequência à imunização contra a Covid-19 nos grupos prioritários. O processo foi reforçado pela distribuição, nesta sexta-feira (04) de 360.250 doses de Covishield, produzidas pela parceria entre Fiocruz/AstraZeneca/Universidade de Oxford.  A expectativa é que os municípios comecem a receber, a partir de segunda-feira (7), também as 37.440 doses da Cominarty, produzida pela Pfizer/BioNTech.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou que este é um momento crucial da imunização no Paraná e ressaltou a importância da continuidade da aplicação das doses durante o feriado. “Desde o início da vacinação o governador Ratinho Junior pediu que orientássemos os municípios para aplicarem todas as doses disponíveis o mais rápido possível. Todas as ações que colaborem para que mais pessoas sejam imunizadas são importantes e devem continuar”, disse.

Ainda segundo o secretário, é fundamental que os municípios não mantenham as doses que receberem em estoque. “O Governo do Estado disponibiliza aviões para que essas doses sejam dispensadas para as regionais mais distantes o mais rápido possível, para que as vacinas cheguem o quanto antes no braço da população. Contamos com a colaboração de todas as equipes de saúde para acelerar o trabalho.”

MACRORREGIONAIS – O sistema de saúde do Paraná é organizado em quatro macrorregionais (Leste, Oeste, Norte e Noroeste) e 22 Regionais de Saúde (RS). Na quinta-feira (03), dia de Corpus Christi, foram realizadas ações de imunização nos municípios de Paranaguá (RS Paranaguá); Castro e Jaguariaíva (RS Ponta Grossa); e Mallet e Teixeira Soares (RS Irati), na Macrorregional Leste. Também houve vacinação nos municípios de Icaraíma, Iporã e Umuarama (RS Umuarama); e Astorga e Maringá (RS Maringá), na Macrorregional Noroeste.

A imunização foi feita, ainda, em Ampere, Barracão, Bom Jesus do Sul, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Planalto, Realeza e Salto Do Lontra (RS Francisco Beltrão).

Já nesta sexta-feira, as ações de imunização foram mais abrangentes. Na Macrorregional Leste, foram registradas aplicações de doses em 7 municípios da RS de Paranaguá; um da RS Ponta Grossa, três da RS Itati; dois da R Guarapuava e cinco RS Telêmaco Borba. Na Macrorregional Oeste, houve vacinação em 6 municípios da RS Francisco Beltrão; dois da RS de Foz do Iguaçu; nove da Regional de Saúde de Cascavel, e seis da RS de Toledo.

Na Macrorregional Norte a vacinação teve continuidade em um município da Regional de Saúde de Apucarana; nove da RS de Jacarezinho, e uma da RS de Ivaiporã). E na Macrorreional Noroeste a vacinação teve prosseguimento em 15 municípios da Regional de Saúde de Campo Mourão; 21 municípios da RS de Umuarama; quatro da regional de Cianorte; dois da RS de Paranavaí e sete  municípios da regional de Maringá. A lista com os detalhes dos municípios pode ser conferida após o texto.

FIM DE SEMANA – Ainda há previsão de continuidade da imunização ao longo do fim de semana, como parte da campanha estadual De Domingo a Domingo. Essas ações são realizadas seguindo cronograma organizado pelos municípios, e variam de acordo com o estoque de imunizantes de cada um deles, além de fatores individuais de cada administração local.

Para saber se há ações de vacinação nos próximos dias, é indicado entrar em contato com a secretaria de saúde do município. No final do texto também há uma lista das regionais e municípios que estão realizando a vacinação no sábado e/ou domingo.

VACINÔMETRO – Segundo dados do Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), atualizado em tempo real pelos municípios, até a tarde desta sexta-feira (04) o Paraná aplicou 3.847.380 vacinas na população. Foram 2.647.956 primeiras doses e 1.199.424 segundas doses.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube