Uma dupla de avaliadoras habilitadas pela Cambridge University veio ao Colégio Mater Dei na última sexta-feira, 28 de maio, que é Centro Aplicador do Exame de Proficiência de Cambridge, através do Programa Positivo English Solution (PES), na parceria com o Grupo Positivo. Este é um teste que passa por um crivo muito semelhante a um vestibular ou Enem, desde a organização criteriosa do espaço físico, até a seriedade com a qual é encarada pelo aluno. A vantagem é que uma vez aprovado, o certificado é vitalício e vai atestar ao jovem aprovado amplas possibilidades com a língua inglesa, em qualquer oportunidade que ele desejar realizar.
As avaliadoras aplicaram primeiro a avaliação escrita (Writining), em seguida a audição (Listening) e finalizaram com a entrevista oral (Speaking). “A gente dá conta das três habilidades num único momento. Essa expectativa vem sendo trabalhada com muito cuidado e zelo tanto pelos professores Mater Dei, por nossa equipe pedagógica, quanto pelo respaldo do PES do Positivo”, contextualizou a coordenadora pedagógica, Vanessa Guerra Stefani, que enaltece a parceria consolidada com o Positivo, através do projeto PES. A expansão da língua inglesa vai desde os alunos da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Fundamental II. “Fortemente entramos com a preparação para o exame de Cambridge a partir do 6º Ano. Esse aluno vem sendo preparado aos longo dos quatro anos do Fundamental II e sai muito seguro, tanto é que a motivação é enorme por parte dos alunos e eles se sentem completamente aptos a fazer esse exame”.
Portas para o futuro
Afonso Luís Etges, 15, concorda plenamente. “Hoje vai ser um diferencial na minha vid03a, seja para conseguir um emprego ou fazer uma faculdade no futuro. Se eu conseguir fazer essa prova para me aceitar numa universidade ou fazer um curso fora, a proficiência vai me ajudar a entrar e a entender a matéria”, confiou, revelando que seus estudos em língua inglesa se iniciaram logo que aprendeu a ler. “Quando já tinha certo domínio sobre o português, comecei a aprender o inglês e já é uma segunda língua quase natural para mim. Isso se potencializou pois na escola a carga-horária é estendida com o projeto PES. O material é muito bom, compacto, mas com nível de informação absurdo, extremamente didático com atividades e explicações. Quanto à proficiência dos professores em relação à língua, se vê que eles sabem bem e isso ajuda muito”.
Gregory Suzin, 14, também estuda essa língua desde os sete anos de vida. “O preparo do colégio foi muito bom para eu desenvolver toda a minha habilidade com o inglês, estou esperando bastante deste exame, porque é uma das provas mais importantes da minha vida, ter esse diploma vai mudar tudo pra mim. Eu queria fazer intercâmbio para o Canadá, após a pandemia”, afirmou.
Ana Sophia Damian, 15 afirma “comecei a estudar inglês quando tinha seis anos e iniciei por causa do Mater Dei, pois eu queria ter aulas com uma professora daqui que eu gostava muito. A partir disso continuei estudando e sempre foi uma língua que me envolveu. Quero fazer para expandir meu conhecimento e estou me esforçando para ir bem na prova, conseguir o diploma e abrir novas portas para mim”, projetou.
Ao longo dos anos, Vanessa percebe que seja para intercâmbio, para ensino superior ou para projeto específico que envolva a língua inglesa, a proficiência é um passaporte. “Temos uma série de alunos que já passaram pelo exame de Cambridge, a nossa aprovação é de praticamente 100% e isso com certeza reflete a preparação forte do Colégio Mater Dei no ensino da língua inglesa”.
A seriedade desta certificação se antecipa como uma amostra dos conhecimentos que se quer para Enem e vestibulares, em sua opinião. “Sem nenhum custo adicional, temos essa solução tão especial que o colégio tem muito orgulho de oferecer para todos os alunos que estão conosco no ensino fundamental”.
Ana Sophia gosta de ter esta oportunidade, como aluna: “Estudei praticamente minha vida toda aqui, desde o Jardim 3, só fiquei uns anos fora quando me mudei e retornei no 8º Ano. Desde sempre o Mater Dei foi bem firme em relação à língua inglesa e, quando eu voltei e vi que era o estudo PES, gostei deste formato, com os professores que ajudam 100% a gente nas aulas”.
Viver o inglês
E por falar em professores, eles são a chave-mestra desta condução de aprendizado e de motivar o aluno a incorporar o inglês em seu cotidiano. “Os filmes e séries que assisto geralmente são em inglês, sempre para desenvolver minha fala, minha linguagem, o entendimento da língua”, contou Gregory.
Todas as semanas, o professor de Inglês Leonardo Marchiori consegue observar esta evolução, uma vez que leciona para o 9°Ano do Ensino Fundamental II até a 2ª série do Ensino Médio. Ele é licenciado em Letras Português-Inglês e especialista em Estudos Linguísticos. “Nossos alunos são incentivados desde muito cedo ao estudo do inglês, à vivencia da inglês, ao conhecimento da cultura dos países falantes da língua inglesa e quando eles chegam no Ensino Médio se sentem seguros em realizar a avaliação, demonstrando todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudos e os esforços que foram voltados ao domínio do inglês. É um processo que anualmente se inicia e se completa aqui no Colégio Mater Dei”, resumiu.
O uso de mídias, com música, filmes, séries, games, são positivamente explorados na própria sala de aula. “Consumimos essas mídias como forma de incentivo para que eles possam desfrutar destes benefícios também. Muitas vezes nós professores acabamos aprendendo muito com nossos alunos, quando eles nos trazem ou sugerem filmes e músicas. É uma combinação perfeita para o aprendizado e o aprimoramento do conhecimento do aluno”, considerou.
O teacher Léo considera a junção destes fatores decisivo, uma vez que o inglês é a língua que está presente em todo o globo e seu conhecimento abre portas de inúmeras maneiras. A proficiência reflete no crescimento profissional até para aquisição de uma vaga de trabalho, para o ingresso em universidades e variadas admissões.
“Para nós é uma satisfação proporcionarmos essa avaliação sem custo algum aos alunos Mater Dei aqui em Pato Branco. Antes, o aluno teria que se deslocar até outra cidade, teria o custo com a hospedagem e com o transporte. O aluno que completa conosco o ciclo do programa recebe isenção também do valor da prova de participar. É um benefício resultante do Programa PES, em contrapartida ao estudo que fez, à valorização da trajetória de dedicação de estudos com afinco na língua inglesa dentro do projeto”, concluiu Vanessa.
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