Estado ativa mais 20 leitos para Covid-19 em Maringá e prepara ampliação em Francisco Beltrão

A Secretaria de Estado da Saúde ativou nesta quarta-feira (2) mais 20 leitos exclusivos para atendimento à Covid-19 em Maringá. São dez leitos de UTI no Hospital Municipal e dez de enfermaria no Hospital Universitário.

“Devido ao aumento no número de casos, o Governo está empenhado em ativar o maior número de leitos possível. Mas reafirmo, os leitos são finitos e os recursos humanos também. As equipes médicas e de profissionais que atendem nas UTIs estão nos seus limites”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nesta quinta-feira (3), como parte da estratégia, ocorrerá ainda a conversão de leitos no Hospital Regional de Francisco Beltrão, no Sudoeste. A unidade conta com 24 leitos de UTI e 13 de enfermaria e passará a ter 33 UTIs e três enfermarias.

A ampliação de leitos viabiliza o acesso de pacientes ao atendimento, mas não impede as complicações em virtude da doença. “Infelizmente cerca de 30% das pessoas que precisam de internamento pela Covid-19 não sobrevivem ao tratamento”, disse o secretário.

“Enquanto não houver conscientização individual da população não conseguiremos frear a disseminação. É preciso entender que não basta ter leitos, é necessário evitar a contaminação”, acrescentou.

DADOS – Atualmente o Paraná soma 4.877 leitos exclusivos para Covid-19: 1.991 de UTI e 2.886 de enfermaria, além dos instalados nas alas pediátricas. A taxa de ocupação está em 95% nos leitos de UTI e 86% nas enfermarias.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube