O Município de Pato Branco irá receber na próxima semana 1170 doses da vacina Pfizer/BioNTech. Serão 585 doses para pessoas com comorbidades e 585 para pessoas com deficiência permanente. O município é o único da 7ª Regional de Saúde a receber o imunizante, por fornecer as condições adequadas para armazenamento e dispor de logística para aplicação no tempo adequado.
“Com esta vacina contamos com mais uma aliada na luta contra à covid-19. Ter uma estrutura capaz de armazená-la e gerenciá-la é também demonstrar respeito às vidas dos pato-branquenses. Esperamos que em breve todos possam receber as suas doses, mas enquanto isso, peço que todos somem na luta contra o vírus e façam sua parte. Vamos juntos vencer esse desafio, com vacina e muito cuidado”, destacou o prefeito Robson Cantu.
A vacina norte-americana possui orientações específicas sobre armazenamento e aplicação das doses. O imunizante precisa ser diluído em soro fisiológico para aplicação e necessita de conjunto de seringas específicas de 1ml. Além disso, o armazenamento das doses exige ultrafreezers que podem chegar a -80ºC.
A vacina possui validade de até seis meses quando conservada em -80ºC a -60ºC. Se a vacina for mantida na temperatura -25ºC a -15ºC, a validade é de 14 dias. Quando “descongelada”, de 2ºC a 8ºC, a durabilidade é menor, o que exige aplicação instantânea.
No Paraná, a distribuição é feita em refrigeradores de 2ºC a 8ºC. É nesta temperatura que elas ficarão armazenadas no município de Pato Branco. Por isso, a partir do recebimento, as equipes municipais têm até cinco dias para aplicarem as doses. Em todo o Estado do Paraná, foram recebidas na noite de quarta-feira (26) 37.440 doses. É a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech.
Até o momento, de acordo com o último vacinômetro da Secretaria de Saúde de Pato Branco, mais de 18,5 mil pato-branquenses já receberam a primeira dose da vacina contra à Covid-19 e cerca de 9,7 mil já estão imunizados com as duas doses.
“Ter mais doses da vacina e, neste caso, da Pfizer, é importante porque você amplia a faixa de cobertura da população vacinada, e isso contribui para que as pessoas, mesmo que contaminadas, porque nenhuma vacina é 100% segura, tenham uma forma mais leve da doença”, apontou a secretária de Saúde de Pato Branco, Liliam Brandalise. “E esse é e o fator mais importante: vacinarmos, vacinarmos, vacinarmos para continuarmos essa busca pela imunidade”.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.550 vagas de emprego com carteira assinada
Prefeitura inicia melhorias nas estradas rurais de Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.341 vagas de emprego com carteira assinada