Núcleo de Estudos em Desastres Naturais, que conta com professores e acadêmicos de Geografia da Unioeste, realiza estudos em conjunto com a Defesa civil da região, como as inundações no rio Marrecas, em Francisco Beltrão

Crea-PR destaca inovações da Geografia e da Geologia que impactam no futuro da sociedade

Os profissionais das Geociências têm suas datas especiais no calendário, comemoradas respectivamente nos dias 29 e 30 de maio; Geologia médica, lei de proteção de dados, e o lançamento de plataforma inteligente de dados espaciais são destaques

Os profissionais da Geografia e da Geologia têm muito a comemorar nesse final de semana, quando se celebra o Dia do Geógrafo (29 de maio) e o Dia do Geólogo (30 de maio). Há muitas contribuições desses profissionais para alguns avanços recentes nas áreas da Saúde, da inteligência de dados e da preservação do meio ambiente. Para homenageá-los, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) fez um levantamento de algumas inovações recentes promovidas por esses profissionais.

Geologia médica
Você já deve ter ouvido falar sobre as propriedades curativas de determinados tipos de argilas, ou ainda sobre o poder medicinal das águas. Da mesma forma, há solos com minerais pesados que podem ser nocivos. A percepção da relação entre o solo e a ocorrência de doenças – ou estados de bem-estar e cura – é o objeto de estudo de uma área do conhecimento conhecida como Geologia Médica.  “A Geologia Médica – que se utiliza da Geoquímica – é um área muito recente da Geologia e vem se expandindo muito. Essa vertente da Geologia está associada às ciências da saúde para ajudar as pessoas a entenderem quando algumas doenças podem ter sido provocadas pela falta ou pelo excesso de algum elemento químico presente na água, nas rochas, ou no solo da região onde vivem”, explica o conselheiro do Crea-PR, Geólogo Abdel Hach. A perspectiva é de que o uso crescente desses dados possa melhorar a condição de vida de comunidades inteiras ao evitar moradias em locais que apresentarem condições geoquímicas desfavoráveis para a saúde das pessoas.

Lei de proteção de dados
As Geociências são o principal caminho para se entender modelos complexos da sociedade – seja na economia, na saúde, no desenvolvimento das cidades. A frase é do Geógrafo Jorge Campelo, questionado pelo Crea-PR sobre os principais avanços recentes da Geografia. Se há dados que precisam de interpretação para indicar padrões ou referências, há de haver um Geógrafo para ler, correlacionar e mapear esses dados, construindo indicadores. O fato é que vivemos em uma sociedade com a maior disponibilidade de dados da história. E essa abundância de informações parece ser exponencial. Para evitar que sejamos presas fáceis de projetos menos bem-intencionados que utilizam dados pessoais, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei Federal nº 13.709, em vigor desde o ano passado. As penalidades pelo descumprimento da lei podem chegar a multas de até R$ 50 milhões. “A localização é um dado sensível e um elemento de estudo e de trabalho da Geografia. E também um dado de privacidade e protegido pela LGPD. Mas são raros os aplicativos que não usam – e não tornam pública – sua localização. O Facebook, por exemplo, se você não mudar suas configurações, vai ter acesso permanente a essa informação pelo GPS do seu celular”, explica Campelo. A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) poderá aplicar sanções para o descumprimento da LGPD a partir de 1º de agosto.

Plataforma paranaense de inteligência de dados
Até meados de 2022, será lançado o GeoPR, uma plataforma paranaense inteligente de dados. O trabalho coordenado pelo Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação, do Instituto Água e Terra (IAT), teve início em janeiro desse ano e deverá ser concluído em junho do próximo ano. O projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma inteligente de dados, onde será implantada a infraestrutura de dados espaciais do meio ambiente do Paraná e o portal para disponibilização das informações. Além de organizar as informações já disponíveis, o GeoPR terá espaço para receber dados novos de outras secretarias de Estado e terá capacidade para ser uma infraestrutura que irá centralizar os dados espaciais do Paraná.

No Sudoeste
Atualmente, o Crea-PR tem 407 Geógrafos e 1.047 Geólogos registrados em todo o Paraná. A região conta com dez Geólogos e 68 Geógrafos (43 deles na Inspetoria de Francisco Beltrão) com registro ativo. No Sudoeste, o único curso de Geografia está na Unioeste – Campus Francisco Beltrão e são formados, em média, 18 novos profissionais a cada ano. A Regional Pato Branco, que abrange os 42 municípios do Sudoeste, responde por 16,7% dos Geógrafos com registro no Estado.

O professor doutor Elvis Rabuske Hendges, coordenador do curso de Geografia da Unioeste – Campus Francisco Beltrão, ressalta que a profissão tem aplicações muito mais amplas do que apenas a licenciatura. “O Géografo (bacharel) se diferencia do Professor de Geografia por possuir habilitação para elaboração de documentos cartográficos, levantamentos e análises de campo e de técnicas laboratoriais na execução de projetos e estudos de áreas urbanas e rurais”, destaca Elvis Hendges, que integra o Conselho de Instituições de Ensino (CIE) do Crea-PR.

O Geógrafo, além de planejar o espaço geográfico, pode atuar também na execução de ações referentes ao monitoramento e/ou gestão de preservação ambiental, emitindo pareceres técnicos, realizando levantamentos topográficos e cartográficos, desde que regularmente registrado no Crea.

Contribuição
Segundo Hendges, o Geógrafo desempenha uma função vital para a sociedade, pois possui uma visão integrada dos fatores que afetam e definem uma paisagem, ou um determinado lugar. “Pela formação multidisciplinar em disciplinas humanas, físicas e técnicas, o Geógrafo consegue planejar e organizar o espaço, diminuindo impactos ambientais que podem vir a surgir do crescimento desordenado da sociedade.”

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube