Saúde orienta reforço de ações de atenção e vigilância nos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância das ações de Atenção e Vigilância em Saúde nos municípios principalmente durante este momento de pandemia. A testagem, monitoramento e rastreamento de contatos de casos confirmados de Covid-19, para detecção da doença, são prioridades.

“Precisamos reforçar as ações efetivas tanto no rastreamento quanto na testagem. O Paraná é o Estado que mais testa proporcionalmente no Brasil e queremos que continue assim, portanto vamos ampliar os pontos de coleta em todas as regiões e com o apoio dos municípios, isso facilitará até mesmo as ações de rastreamento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A expectativa da Sesa é que mais pontos de coleta para exames RT-PCR nos municípios auxiliem na detecção da doença de forma mais rápida, possibilitando o isolamento, monitoramento e rastreamento de contatos da pessoa infectada.

“Quando possibilitamos um resultado rápido, as equipes de saúde municipais conseguem isolar e monitorar seus contatos mais próximos. A orientação da Sesa é de que os contatos de casos confirmados sejam testados, pois isso auxiliará no diagnóstico de casos assintomáticos que podem estar transmitindo a doença sem saber”, acrescentou Beto Preto.

IMUNIZAÇÃO – Durante uma reunião com a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) nesta segunda-feira (25), a Sesa orientou os municípios para intensificação dessas ações de rastreio e também para realização da busca ativa tanto para vacinação contra a Covid-19 no atual grupo de comorbidades, quanto para imunização contra a Influenza que tem tido baixa procura em todo o Estado.

“Precisamos avançar na vacinação no estado, não só contra a Covid-19 neste momento, mas também contra a Influenza que auxilia no diagnóstico das síndromes respiratórias”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

A chefe da divisão de vigilância do Programa de Imunização do Paraná, Vera Rita da Maia, apresentou os dados de cobertura da primeira fase da campanha da Influenza e orientou que as equipes municipais façam vacinação extramuro. “O Paraná atingiu pouco mais de 32% no grupo de trabalhadores da saúde por exemplo, esses profissionais estão atuando e precisam se vacinar. Os municípios devem realizar ações de vacinação nas unidades hospitalares para abranger esses trabalhadores que ainda não tomaram a vacina”, disse.

APOIO DOS MUNICÍPIOS – O presidente do Cosems/PR e secretário municipal de saúde de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik, apoiou as estratégias da Secretaria. “Para os municípios é muito importante essa sinalização do Governo Estadual em ampliar a testagem para que o rastreamento possa ser realizado de maneira mais efetiva”, disse.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube