Autoridades enaltecem o curso e a instituição, em abertura da IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Com geada por todos os lados na manhã desta terça-feira, 25 de maio, foi realizada nas dependências do Centro Veterinário, na rua Angela Parzianello, 1005, bairro Fraron, a abertura oficial da IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária Mater Dei. Foi o primeiro evento e a primeira solenidade, após o anúncio do credenciamento como Centro Universitário Mater Dei (Unimater), que agora aguarda portaria. A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária, Danilo Amadori de Oliveira, sendo transmitida também ao vivo pelo Youtube da Faculdade Mater Dei.

Representando a direção da Faculdade Mater Dei, o engenheiro civil, professor e coordenador do Núcleo de Engenharias, Agronomia e Arquitetura Mater Dei, Vitor Ivan Pretto Guerra enalteceu o empreendimento da instituição para entregar a estrutura do Centro Veterinário Mater Dei a toda a comunidade, parabenizou aos acadêmicos por se envolverem tão bem na organização da Semana Acadêmica, pois isso é um diferencial. E agradeceu, principalmente, aos parceiros patrocinadores que acreditaram juntos no potencial do evento. “E quero também dizer que tivemos a semana passada até quarta-feira, a avaliação do MEC para credenciamento do Centro Universitário, inclusive a avaliação desta estrutura aqui, e já na quinta-feira, foi divulgada a nota 5, conceito máximo para nos tornarmos Unimater”, salientou.

Diversas autoridades do setor se fizeram presentes. Destaque para a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Leunira Viganó Tesser. Ela disse se recordar do esforço e empreendimento do casal Ivone e Guido Guerra quando iniciadas as atividades da Faculdade Mater Dei e que acompanhou o trabalho de crescimento, sempre levado com muita seriedade. “Foi uma transformação e um engrandecimento da educação de Pato Branco e toda a região. E agora como Centro Universitário galga passos ainda mais largos nesta evolução”. Na opinião de Leunira, o médico veterinário formado deve também se dedicar aos alimentos. “Precisamos nos focar nos alimentos, pois é o que o país fornece para o mundo. Claro que a gente sai da formação encantado pela clínica. Eu também passei por isso”, comentou, acrescentando “parabenizo pela iniciativa, pois fazem deste curso uma referência e, em nome do governo de Estado, enquanto chefe do núcleo da Seab que engloba 15 municípios, digo que contem com nosso apoio”.

A secretária de Agricultura de Pato Branco, Vanessa Casiraghi Zanon começou seu discurso revelando que Mater Dei faz parte de sua história. “Aos 2 anos e meio de vida, eu fui aluna do Mater Dei, há muito tempo. E agora com toda esta estrutura que só nos orgulha. Em nome da prefeitura, como secretária de agricultura, venho dizer que estamos de portas abertas e estamos à disposição para que os alunos de vocês possam estar trabalhando conosco, fazendo estágio, no que precisarem, estamos à disposição”.

A Secretária de Meio Ambiente, Keli Starck salientou o quanto é relevante aliar a teoria com a prática, enaltecendo o espaço do Centro veterinário que, para ela, transparece o que se encontra no mundo real. “A semana acadêmica é um momento que os estudantes podem encontrar excelentes profissionais. Também quero parabenizar a Unimater, pois esta transformação de centro universitário não é algo que aconteça do dia para a noite e nem que aconteça por acaso. Sem dúvidas, tem vínculo muito forte com a capacitação profissional dos professores e formação diferenciada dos alunos que são as estrelas deste processo. O centro universitário é a construção de uma instituição que está consolidada em Pato Branco há muitos anos. O que traz a melhoria da cidade onde estamos situados”, ponderou.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) também esteve presente, representado pelo médico veterinário Vitor Bertol, que disse ter participado das quatro semanas acadêmicas já realizadas no curso. “O conselho é parceiro da Unimater, o presidente já veio e visitou toda a instituição e disse ter ficado impressionado. E este ano veio o Leonardo. Medicina Veterinária é um curso de transformação social e a qualidade do curso é um diferencial. O diferencial agora é ter a qualidade da educação e com esta estrutura que Mater Dei está passando para vocês, é visível que sairão bons profissionais. Saímos da faculdade como generalistas e temos que passar a ver o mundo que tem ao lado. A semana acadêmica dá esta oportunidade. Temos a delegacia do conselho em Pato Branco e todos os formados vão acabar chegando lá”.

De autoridades do setor, esteve ainda presente o Médico Veterinário da Prefeitura de Pato Branco, Fabiano Alves. A solenidade contou com parceiros patrocinadores, acadêmicos e professores do curso.

O coordenador do curso, Danilo Amadori de Oliveira situou que esta semana acadêmica é totalmente diferente, pois com a inauguração do Centro Veterinário possibilitou a realização de Minicursos nas dependências da estrutura. “A ideia é colocar o aluno à frente de conhecimentos teóricos e vivenciando a prática na realidade”. Danilo citou os variados temas: na área de equinos, bovinos e também cães, gatos, animais silvestres, répteis, terapias alternativas. “Temos uma gama de minicursos em diversas áreas e todas acontecerão aqui no Centro Veterinário, com toda a estrutura que nos cabe aqui. Além das três palestras à noite, nas diferentes áreas, primeiro, o palestrante que atua com reprodução bovina dos Estados Unidos; depois o médico veterinário que atua na área de felinos e tem Hospital Veterinário no Ceará, em Fortaleza; e na sexta, o médico veterinário que atua na área de inspeção federal, que são autoridades máximas no MAPA, o Ministério da Agricultura. Com isso, contempla muitas áreas da Veterinária, tanto a parte clínica, parte de inspeção, de clínica médica cirúrgica e isso para nós é muito importante para o crescimento do curso”. Danilo salientou ainda o trabalho dos acadêmicos do 7º período, que organizaram a semana e, por isso, todos podem ter o envolvimento e contato com novos profissionais. “Essa integração entre profissionais, alunos e os professores do curso prova que estão todos engajados”.

Programação do dia

A médica veterinária responsável pelas rotinas clínicas e cirúrgicas do Centro Veterinário, Carla Sordi Furlanetto lembrou do marco de um mês completados de atendimentos à comunidade externa e da sinergia entre a organização da semana acadêmica, na qual procuraram trazer diferenciados profissionais, inclusive estes se deslocando, como é o caso do médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, que veio hoje de Cascavel, onde é professor do Centro FAG e gerente do zoológico de Cascavel, além de Mestre em Medicina Veterinária, para ministrar o minicurso “Abordagem do paciente crítico no internamento”, pela manhã e tarde.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube