UTFPR desenvolve projeto para a “Adaptação de Cardápios para o Braille em restaurantes afetados pela pandemia da Covid-19”

Recentemente, uma proposta da UTFPR foi contemplada no Programa IF Mais Empreendedor Nacional, voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais. Ao todo, a UTFPR receberá um aporte de R$ 154.350,00 para o desenvolvimento do projeto.

A proposta da UTFPR, ‘Adaptação de Cardápios para o Braille em Restaurantes Afetados pela Pandemia da Covid-19’, irá atender, no mínimo, 350 restaurantes em sete cidades do Paraná. Os recursos serão destinados ao pagamento de 42 bolsas para estudantes e coordenadores do projeto, presentes em sete Câmpus da UTFPR: Apucarana, Dois Vizinhos, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco e Toledo..

A professora e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da UTFPR, Câmpus Pato Branco, Mirélia Flausino Vogel, irá coordenar um dos sete subprojetos contemplados no programa, que objetiva a tradução de cardápios para o Braille, na cidade de Pato Branco, contemplando a demanda de um novo segmento de clientes: Pessoas com Deficiência Visual.

No Câmpus, por meio de edital específico, foram selecionados para atuar no subprojeto seis estudantes bolsistas, sendo um do técnico integrado e cinco da graduação ou pós-graduação. Esta equipe participará das ações de ambientação no ambiente virtual (AVP), dos treinamentos e consultorias a fim de se prepararem para auxiliar as empresas, digitar dados dos cardápios no software Braille Fácil, imprimir os cardápios em Braille, e realizar a divulgação da iniciativa para a comunidade de Deficientes Visuais.

Para participar do Programa, proprietários de restaurantes ou empresas do ramo alimentício  interessados deverão entrar em contato com o NAI-PB, através do email nai-pb@utfpr.edu.br, que lhes enviará um formulário o qual corresponde ao Anexo III do Programa, que é o Termo de Adesão, em que o proprietário autorizará à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), a inserir sua empresa em uma proposta do Programa IF Mais Empreendedor.

Nesse cenário que estamos vivenciando as percepções dos profissionais da área de Educação, demandou atenção ainda mais específica sobre a comunidade, conforme destaca a coordenadora do NAI-PB. “Como sabemos, a pandemia trouxe vários impactos sociais na vida de todos os cidadãos: mudança de rotinas, de comportamentos, entre outros. Pesquisas têm mostrado que para as pessoas com deficiência esses impactos têm sido bem mais nocivos, o que demanda que surjam ações que favoreçam à acessibilidade e à inclusão desse grupo, diminuindo o seu grau de vulnerabilidade”, declarou Mirélia.

Quanto ao grupo dos deficientes visuais, a coordenadora complementou que, segundo o último Censo IBGE2010, a cidade de Pato Branco já possuía mais de 9.998 pessoas com deficiência visual. “Assim, a relevância do projeto está tanto em favorecer a inclusão e autonomia dos deficientes visuais em restaurantes, lancherias, delivery e afins, quanto aos proprietários de diversas empresas do gênero alimentício afetados pela pandemia no aumento de seu faturamento, ao incluir esses potenciais consumidores”, destacou.

As atividades do projeto terão início no dia 07 de junho e estão previstas para serem realizadas até dezembro de 2021.

O IF Mais Mais Empreendedor Nacional é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, gerida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão. O programa selecionou projetos de 40 instituições brasileiras.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube