O inverno inicia-se oficialmente em 21 de junho, mas as temperaturas baixas já estão ocorrendo em várias cidades do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta segunda-feira (24) foi registrada a menor temperatura do ano em muitas cidades. Em pelo menos 14, a semana começou abaixo de 5º C. Com frio intenso e previsão de geada, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lembra os clientes que os cuidados com o hidrômetro são ainda mais necessários.
O medidor de água, chamado pela população de “relógio”, pode ser danificado e até mesmo romper. As baixas temperaturas favorecem o congelamento da água dentro dos canos, fazendo com que estourem. Além de transtornos para a Sanepar, que precisa substituir os hidrômetros, também o cliente é prejudicado, podendo ter problemas com vazamentos e ficar sem água até que o equipamento seja trocado.
A proteção do hidrômetro pode ser feita com caixa de papelão, plástico, lona ou madeira. Podem ser usados outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e o encanamento, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura. O material deve ser de fácil remoção para que o leiturista faça a medição.
Frio intenso e geada – O Simepar explica que uma massa de ar frio e seco sobre o estado desde ontem (23) causou as menores temperaturas do ano em diversas estações meteorológicas do instituto. De acordo com o Sistema, ainda não houve temperaturas negativas, mas foram registrados núcleos muito frios no Oeste (Cascavel e Toledo), no Centro (Guarapuava), nos Campos Gerais (Telêmaco Borba) e no Norte Pioneiro (Cambará). Na Região Metropolitana de Curitiba as mínimas oscilaram entre 4,8 °C na Lapa e 6,7 °C em Curitiba. A semana começou com tempo estável em todo o Paraná e as temperaturas devem permanecer baixas. Há previsão de frio mais rigoroso e ocorrência de geadas nas regiões Sudoeste, Sul, Centro-Sul, Campos Gerais e sul da Grande Curitiba.
Mais
UFFS – Campus Realeza contrata professor substituto na área de Patologia Veterinária
PCPR prende quatro suspeitos de latrocínio ocorrido em Francisco Beltrão
Defesa Civil envia ajuda humanitária para Dois Vizinhos após estragos do granizo