O Grupo de Teatro La Broma da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza lançou o vídeo “Turma da Inventação na Pandemia”. A produção foi contemplada pela Prefeitura de Realeza por meio da Lei Aldir Blanc, que prevê fomento ao setor cultural durante a pandemia. O vídeo pode ser acessado no YouTube, no canal La Broma Teatro, bem como no Facebook da Prefeitura.
O vídeo conta a história de Marina, uma garotinha que enfrenta diferentes situações em razão da pandemia de covid-19, como, por exemplo, a necessidade do isolamento social, a falta dos amigos, as dificuldades do ensino remoto, as relações familiares e a necessidade de espaço de criação das crianças.
A produção “Turma da Inventação na Pandemia” é uma adaptação da peça teatral “Turma da inventação” que o Grupo de Teatro La Broma apresentava em escolas da região e que também é inspirada na consagrada obra da literatura infantojuvenil brasileira Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, da escritora Ruth Rocha. Em 2019, a peça foi apresentada para escolas da rede do município de Realeza e na Casa da Cultura. Naquela oportunidade, mais de 400 crianças puderam prestigiar a produção. A peça também foi levada às escolas de Chapecó-SC através do III Seminário Integrador de Extensão e a IV Mostra de Extensão e Cultura da UFFS.
Em razão da pandemia e pela impossibilidade de promover apresentações presenciais, o grupo decidiu adaptar o texto e as ferramentas de atuação e produção para o novo contexto social de isolamento. “Foram muitas as dificuldades enfrentadas tendo em vista que a maioria dos encontros de criação e ensaios foram realizadas de forma remota, além, é claro, das diferenças entre uma produção teatral e uma produção audiovisual. Por se tratar de linguagens distintas, o processo de encenação dos personagens, bem como o ritmo e o espaço cênico requerem outras estratégias e ações”, explicou a coordenadora do grupo de teatro, professora Ana Carolina Teixeira Pinto.
Sobre a experiência de adaptar uma obra teatral no formato de vídeo, a estudante do curso de Letras Iara Maria Adriano aponta algumas diferenças, mas a alegria da plateia é algo que faz falta. “Os ensaios voltam-se para o enquadramento na câmara, modifica-se a voz, a montagem de cenário, parece tudo absurdamente diferente. Há muitos lados positivos, assim como negativos. Poder regravar se algo sair errado, o que não acontece em palco. Ter uma peça profissional gravada em nome do grupo é muito gratificante, mas nada substitui o calor da plateia ao vivo, especialmente, tratando-se de uma peça para o público infantojuvenil, porque é maravilhoso poder ouvir as gargalhadas e ver os olhos brilhando do público”.
Além da aluna Iara, a produção conta com a participação das alunas do curso de Letras Ana Carla Campos de Medeiros e Cisse Souza, e do curso Nutrição, Letícia Guasti. Também foi convidado o ator Pedro Dettoni. Ele foi um dos integrantes do grupo no ano de 2011, quando cursava o Ensino Médio em Realeza. Hoje, o ator está finalizando a graduação em Artes Cênicas, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
A produção inclui ainda música original, “Somos da inventação”, compostas por Sido Emu e Anali Mattar. O trabalho de filmagem e edição é de Roberto Jonikaites e Marlon Pessini. Como assistentes de direção e produção também estão Jeraldi Hiroki, Madu Pint e Wilson David Carvajal.
Grupo de Teatro La Broma
As atividades do Grupo de Teatro La Broma iniciaram em 2011, na UFFS – Campus Realeza. Neste ano, o grupo completa 10 anos de atuação e durante todo esse tempo foi coordenado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto, doutora em Literatura. Atualmente, a atividade de extensão está inserida no Programa Produtora Cultural “Joaninha ou o que é?”. O programa conta também com os projetos: Charlas de Cine e Um professor lê.
Ficha técnica – Turma da Inventação na Pandemia
Roteirização: Grupo de teatro La broma
Direção Geral: Ana Carolina Teixeira Pinto
Música original: Sido Emu e Anali Mattar
Produção: Ana Carla Campos de Medeiros, Iara Maria Adriano, Letícia Guasti e Ana Carolina Teixeira Pinto
Assistentes de direção e produção: Jeraldi Hiroki, Madu Pint e Wilson David Carvajal.
Filmagem e edição: Roberto Jonikaites e Marlon Pessini.
ATORES
MARCELO – Pedro H. Dettoni (ator convidado)
MARINA – Ana Carla Campos de Medeiros
MÃE – Iara Maria Adriano
VÓ – Cisse Souza
PROFESSORA – Ana Carolina Teixeira Pinto
TÉCNICA – Letícia Guasti
Mais
UFFS – Campus Realeza contrata professor substituto na área de Patologia Veterinária
PCPR prende quatro suspeitos de latrocínio ocorrido em Francisco Beltrão
Defesa Civil envia ajuda humanitária para Dois Vizinhos após estragos do granizo