O sistema, desenvolvido pela empresa pato-branquense Proc TI, está em quatro das 52 câmeras de monitoramento do município. Sem custo algum para a cidade, a base de dados do software será alimentado pela Polícia Civil e Militar, podendo assim “identificar em meio a multidões, pessoas suspeitas de crimes ou foragidos e assim tirá-las de circulação”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “Através da tecnologia queremos melhorar a segurança dos pato-branquenses, melhorar a vida das pessoas, a qualidade da entrega dos serviços para a população”, completa.
De acordo com o coordenador do projeto, André Hass, com o avanço da tecnologia no âmbito de câmeras de monitoramento e reconhecimento facial com a utilização inteligência artificial, mesmo com o uso de máscaras, devido à pandemia, muitos softwares baseados em IA estão conseguindo um nível de acerto de até 95%, “se tornando muito confiável e contribuindo para a segurança pública”.
“Esses softwares de reconhecimento facial, disponíveis atualmente, analisam as características presentes na região dos olhos, nariz, boca e orelhas para identificar um indivíduo cuja imagem já foi fornecida, seja por conta própria ou por um banco de dados”, explica André.
“Esse é o projeto piloto, de um assunto muito importante. Queremos transformar Pato Branco em uma cidade segura” reforça o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinoti, lembrando ser uma “tecnologia muito boa, que usada de forma correta vai trazer muitos benefícios para a segurança pública de Pato Branco”.
A apresentação foi na manhã desta quarta-feira (19), no 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com a presença de policiais militares, representantes da empresa responsável pelo sistema, do delegado-chefe da 5ª SDP, de Pato Branco, Helder Lauria, e da delegada da Delegacia da Mulher de Pato Branco, Franciela Alberton.

Mais
Vereadora Questiona Legalidade da Cobrança por Uso de Sanitários no Terminal Rodoviário de Pato Branco
Pato Branco em evidência no Proesporte 2026/2027
Em Vitorino, PCPR apreende 328 quilos de cocaína em carro a partir de denúncia anônima