A última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense foi marcada pela classificação suada do Athletico e a eliminação do Coritiba, fora da fase final do Estadual pela primeira vez desde 1988. Neste sábado (15), o Furacão derrotou o Toledo por 1 a 0 no estádio 14 de Dezembro, em Toledo (PR), enquanto o Coxa foi superado pelo Rio Branco, de virada, por 2 a 1, no estádio da Estradinha, em Paranaguá (PR).
O Coritiba sofreu o primeiro gol do Rio Branco antes do primeiro minuto em cabeçada de Pedro Botelho. O também zagueiro Wellington Carvalho, na sobra de uma dividida vencida pelo atacante Waguininho na área, empatou aos 14 minutos. Antes do intervalo, o volante Val foi expulso, deixando os alviverdes com um homem a menos. O Leão da Estradinha aproveitou e chegou ao segundo com o atacante Marcelinho.
O Coxa pressionou, mas em vão, despedindo-se da primeira fase do Paranaense com 14 pontos, um atrás do Azuriz, que encerrou a competição em oitavo e arrebatou a última vaga às quartas de final. Com a vitória, o Rio Branco chegou aos 11 pontos e evitou o rebaixamento à segunda divisão, beneficiado pela derrota do Toledo para o Athletico.
O triunfo do Furacão, que precisava vencer para se classificar, foi consumado com gol do atacante Vinícus Mingotti, aos três minutos do segundo tempo, batendo na saída do goleiro João Lazzari. A equipe da capital, que disputa a competição com um time alternativo, finalizou a primeira fase com 16 pontos, ficando à frente de Cianorte e de Londrina (com a mesma pontuação) por ter um triunfo a mais, na terceira posição. O Porco permaneceu com oito pontos, na 11ª colocação, rebaixado à divisão de acesso do Estadual.
Na próxima fase, o Athletico terá o rival Paraná pela frente. O Tricolor foi derrotado pelo Operário por 1 a 0, gol do volante Tibagi, na Vila Capanema, em Curitiba, encerrando a primeira fase em sexto lugar, com 15 pontos. O Fantasma assegurou a liderança geral com 23 pontos e terá como adversário nas quartas o Azuriz, que ficou em oitavo, beneficiado pelo tropeço do Coritiba.
Pela última rodada, o Azuriz foi superado pelo Cianorte por 1 a 0 no estádio Albino Turbay, em Cianorte (PR). O Leão do Vale terminou a primeira fase em quarto lugar, com os mesmos 16 pontos do Londrina (adversário nas quartas), que ficou em quinto por ter uma vitória a menos. Em casa, no estádio do Café, o Tubarão não saiu do zero com o FC Cascavel, vice-líder com 17 pontos.
No mata-mata, a Serpente medirá forças com o Maringá, que fez a sétima campanha geral (15 pontos) e se classificou ao atropelar o lanterna e rebaixado Cascavel CR por 9 a 1 no estádio Olímpico Regional de Cascavel (PR). O meia Bassani (três gols) e os atacantes Eberê, Daniel Bahia e Matheus Moraes (todos dois) marcaram para o time alvinegro, enquanto o volante Bruno Gaúcho descontou.
O Cascavel CR já havia sofrido um 9 a 0 do Operário na rodada passada. Na última semana, o Tricolor do Oeste foi considerado culpado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) por supostamente ter falsificado resultados dos testes do novo coronavírus (covid-19) realizados antes da partida contra o Athletico. O clube, inclusive, recebeu uma punição de 720 dias e só foi à campo diante do Maringá mediante efeito suspensivo.
Os jogos de ida dos confrontos pelas quartas de final ocorrem nesta segunda-feira (17), a partir das 14h (horário de Brasília). As partidas de volta serão na quarta-feira (19), começando às 16h. Os times de melhor campanha fazem a partida decisiva em casa.
Mais
Boletim semanal da dengue confirma mais 950 casos no Paraná
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
Governador anuncia concurso público com 2.600 vagas para PM e Corpo de Bombeiros