Durante a campanha eleitoral, representantes do Crea-PR e de entidades de classe apresentaram propostas da Agenda Parlamentar ao então candidato Robson Cantu

Agenda Parlamentar do Crea-PR tem primeiros resultados no Sudoeste

A valorização dos profissionais é um dos objetivos do programa; secretarias técnicas são ocupadas por profissionais de modalidades ligadas às Engenharias, Agronomia e Geociências em Pato Branco

O programa “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate”, desenvolvido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), começa a registrar os primeiros resultados na região sudoeste do Estado. Em Pato Branco, as secretarias técnicas do município são ocupadas por profissionais habilitados como, por exemplo, os secretários Vladimir José Ferreira, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, na secretaria de Engenharia e Obras; e Keli Starck, Engenheira Ambiental e Engenheira de Segurança do Trabalho, na secretaria de Meio Ambiente.

O gerente do Crea-PR, Engenheiro Civil Diogo Colella, recorda das conversas com os candidatos, no final de 2020, quando esta edição do programa Agenda Parlamentar teve início. O atual prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, estava entre eles. “Tivemos a oportunidade de conversar com o prefeito e apresentar este importante trabalho desenvolvido por nós e pelas associações profissionais. A valorização dos quadros municipais, com profissionais qualificados, tem importância no acompanhamento e fiscalização das obras, na proteção do dinheiro público e na qualidade das obras que serão entregues à sociedade.”

Diogo Colella comemora a nomeação dos profissionais em secretárias da Prefeitura de Pato Branco. “O Crea-PR apoia a iniciativa da administração de Pato Branco na valorização do quadro municipal e segue trabalhando em parceria com o prefeito Robson Cantu e secretariados nas mais diversas áreas, como na implantação das propostas que foram apresentadas durante a campanha eleitoral, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população”, completa o gerente.

Vladimir José Ferreira, secretário de Engenharia e Obras de Pato Branco, observa que há dez profissionais das Engenharias na atual gestão. Além dele e da secretária Keli Starck, há Engenheiros Civis nas secretarias de Engenharia e Obras e de Educação e na Vigilância Sanitária. Há, ainda, um Engenheiro Eletricista na Iluminação Pública e a Engenheira Agrônoma Vanessa Casiraghi Zanon comanda a secretaria de Agricultura. “O prefeito Robson Cantu apoia a valorização profissional, todos os secretários são técnicos. No caso da secretaria de Engenharia e Obras, os Engenheiros contribuem para a fiscalização de obras, levantamentos de orçamentos, execuções, montagens de licitações de novas obras e de reformas”, detalha o secretário.

Agenda Parlamentar na região

A equipe da Regional Pato Branco do Crea-PR iniciou, em abril, a nova fase desta edição do programa junto aos prefeitos da região Sudoeste. Propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências estão sendo apresentadas a todos eles. Outro viés está na valorização da presença dos profissionais nos quadros das Administrações Públicas.

“Além daquela primeira aproximação, estamos intensificando as conversas com todos os prefeitos do Sudoeste, em parceria com as entidades de classe. Entre os objetivos, buscamos valorizar a presença dos profissionais nos quadros do município”, explica o Engenheiro Civil Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR.

Também estão sendo apresentados Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados que voluntariamente participam deste trabalho com o Crea-PR. Os Cadernos Técnicos estão disponíveis na internet (https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/download-cadernos-tecnicos

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube