Projeto Charlas de Cine da UFFS – Campus Realeza promove debate em língua espanhola

Com objetivo de promover o ensino da língua espanhola, sua importância e visibilidade nos espaços fronteiriços, o Projeto Cultural “Charlas de cine: sin fronteras” promove, no dia 10 de maio, às 19 horas, um debate sobre o filme chileno-espanhol Machuca (2004) dirigido por Andrés Wood. O evento on-line é aberto a toda comunidade, sendo necessário realizar a inscrição pelo link: abre.ai/charlasdecineuffs.

Desenvolvido a partir do Projeto de Monitoria em Estudos de Língua Espanhola do Campus Realeza, o Projeto Cultural “Charlas de cine: sin fronteras” busca promover as habilidades linguísticas de falar e ouvir a língua espanhola, além de provocar reflexões sobre a formação humana em geral.

“O projeto anterior permitiu refletir acerca da Análise do Discurso e do ensino, fundamentalmente, acerca das práticas de ensino/aprendizagem de língua espanhola como processos de identificação. Além disso, em um período de distanciamento físico marcado pela busca de alternativas de aproximação, foi possível estender a atividade para o público externo e, com isso, conseguir a participação de pessoas de outros estados do Brasil, das regiões da fronteira Brasil/Argentina e de Posadas (Argentina). Pelo vínculo que as atividades foram estabelecendo com os aspectos culturais, submetemos novamente a proposta, mas como um projeto de cultura”, comentou a coordenadora do projeto, professora Marilene Aparecida Lemos.

A escolha do filme Machuca é da psicóloga Josiane Ribeiro, doutoranda em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile). “O debatedor convidado escolhe um filme produzido no país onde vive ou que retrate algum aspecto cultural, histórico, sociocultural desse país”, explicou Marilene. Assim, será contextualizado aspectos históricos do Chile, abordando questões sobre educação (ensino formal), povos originários e preconceito, Ditadura Militar e questões idiomáticas do espanhol.

Ao realizar a inscrição, o participante terá acesso ao site para assistir ao filme. A atividade conta ainda com o apoio do Centro de Ensino de Línguas de Realeza (CELUFFS), do Programa Produtora Cultural Joaninha ou o que é e do Centro Acadêmico Violeta Parra.

Sinopse filme Machuca

“Inspirado pelo governo de Salvador Allende, o padre que dirige uma das escolas mais tradicionais do Chile decide implementar uma política que permite a admissão de alunos pobres na instituição. Gonzalo, de família abastada, vai se tornar amigo de Pedro Machuca, um desses meninos que se sente deslocado por ali”, retirado do site Papo de Cinema.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube