Acervo da Biblioteca São José se engrandece com doação de prof. dr. Dirceu Ruaro

Neste mês de abril, o acervo da Biblioteca São José da Faculdade Mater Dei recebeu uma generosa doação de uma só pessoa. O assessor pedagógico, professor doutor em Educação Dirceu Antonio Ruaro doou vários títulos de sua biblioteca particular.

Segundo a bibliotecária Elisiane Camozatto, foram um total de 393 livros doados, que já estão catalogados e agora seguem à disposição para consulta e empréstimo de toda a comunidade acadêmica que faz uso da biblioteca da faculdade. “Tem livros de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Metodologia e Normas, entre outros…”, enumerou Elisiane.

Segundo professor Dirceu, a doação foi motivada pelo compartilhar, que em seu entendimento, é o significado essencial dos livros.  “Na minha biblioteca em casa estava tudo muito bonito, tudo muito bem, tenho um orgulho imenso, mas estavam na estante sem dizer nada pra ninguém. Este é o sentido de eu estar doando para a faculdade, até porque no momento em que sentir saudades deles sei onde estão e posso revisitá-los”, salientou Dirceu. Quanto aos títulos, disse que “são livros da área da educação, do ensino, da aprendizagem, das dificuldades de aprendizagem, portanto na área da psicopedagogia que têm um significado muito grande para mim, porque foi por meio deles que aprendi muita coisa. E esta aprendizagem precisa ser repartida com os outros. Antes de ficar lá em casa para mais tarde ter que dizer: “poxa, passou o tempo e estes livros estão aqui virgens”, eles estão aqui para que os acadêmicos e os interessados possam ler, analisar e ver contribuições para a vida”, concluiu.

Doar para a Faculdade Mater Dei significa…

Dirceu Ruaro está na Faculdade Mater Dei desde antes mesmo de a instituição existir, pois ele ajudou a estruturá-la e trabalha diariamente para seu crescimento e aperfeiçoamento pedagógico. “É desde os anos de 1998, quando nós iniciamos o processo todo da implantação do curso de Direito, que estou aqui. A Faculdade para mim tem um sentido muito grande, porque é a minha realização pessoal e profissional”.

A implantação de cada um dos cursos ofertados passou por suas mãos. “Aqui experimentei muitas coisas boas, tivemos muitas vitórias, muito estudo e muita dedicação para chegar aos resultados, principalmente com o Ministério da Educação, coisa que não é fácil, no processo da implantação dos cursos e do reconhecimento dos cursos. Para mim, tenho essa casa como uma casa minha também”, revelou.

Uma carreira voltada à educação

Todos estes livros sustentaram uma parcela da base de sua vasta formação profissional e pessoal, voltadas à educação. Dirceu Ruaro é licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1976), Licenciado em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas (2009); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002).

Atualmente é Assessor Pedagógico da Faculdade Mater Dei; Professor convidado de vários Institutos e Faculdades para atuar em Cursos de Pós-Graduação. Atua como Palestrante com temas ligados ao Ensino, Avaliação e Formação de Professores.

Atuou como Assessor Pedagógico da Faculdade Concórdia, em Santa Catarina. Foi Secretário Municipal de Educação de Pato Branco-PR e também secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Vitorino-Paraná; foi ainda Diretor do Colégio La Salle, de Pato Branco-PR; Chefe do Departamento de Letras, da Faculdade de Ciências e Humanidades de Pato Branco-PR; Professor da Rede Pública do Estado do Paraná.

Atuou como Consultor nas Prefeituras Municipais de Pato Branco, Clevelândia, Candói, Bom Sucesso do Sul, Vitorino e Reserva do Iguaçu. Foi Professor do Curso de Pedagogia da FACIBEL, de Francisco Beltrão; tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, docência, prática pedagógica, desenvolvimento profissional, políticas educacionais, administração escolar- teoria e prática de pesquisa e produção acadêmica.

Dirceu Ruaro é ainda Avaliador Institucional do INEP, Avaliador para Autorização e Reconhecimento de Cursos de Graduação e é membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Opinião de Dirceu Ruaro sobre a proposta de tributação de 12% nos livros

“Penso que o livro é um instrumento de educação, cultura e conhecimento tão grande, que é um absurdo. Já se tributa tudo, daqui a pouco o governo vai tributar o ar que respiramos. Os livros, creio que não deveriam ter imposto nenhum, pois não se trata de enriquecer alguém, se trata de ter possibilidades de ler, de conhecer, de buscar, de interpretar e ver a história sobre vários ângulos e autores. Infelizmente, vivemos tempos estranhos porque a gente não entende muito bem o que esses planos de governo têm para a população brasileira. Parece que não se quer que as pessoas tenham cultura”, salientou.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube