Nova diretoria da GarantiSudoeste tomará posse nesta quinta-feira, 29 de abril

O evento on-line terá ainda o lançamento do Sistema Regional de Crédito e palestras sobre crédito orientado para empreendedores

A Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (GarantiSudoeste) programou para esta quinta-feira (29), a posse da nova diretoria para o biênio 2021-22. Jair Divino dos Santos, empresário de Pato Branco, é o novo presidente. Edilberto Minski, de Dois Vizinhos, ocupa a vice-presidência.

Além da posse, o evento terá o lançamento do Sistema Regional de Crédito (SRC) e três palestrantes convidados: Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, falará sobre a importância do crédito consciente e orientado na retomada econômica; Augusto José Sperotto, presidente do Conselho da SGC Central, explicará o que é uma garantidora de crédito e como o empreendedor pode ter acesso; e Rodrigo Adriano Zatta, gerente geral da Uniprime Iguaçu, discorrerá sobre o Sistema Regional de Crédito, governança que terá o desafio de integração e cooperação para o crédito orientado na região.

A solenidade será transmitida pelo YouTube e os interessados em acompanhar devem preencher formulário pelo link (https://forms.gle/ES5eccenLL9cNGTG8).

Jair dos Santos, novo presidente da GarantiSudoeste, relata que algumas prioridades foram estabelecidas para a gestão que se inicia, como a recomposição do quadro de colaboradores, capacitações para a equipe e para os conselheiros e elaboração de novas estratégias e plano de ação. “O objetivo é fortalecer as parcerias e aumentar o volume de aportes de recursos, o que possibilitará mais cartas de aval e um número maior de empresas beneficiadas com o acesso ao crédito”.

O novo presidente da SGC ressalta o novo Sistema Regional de Crédito, que reúne entidades empresariais como a Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná), o Sebrae/PR e instituições financeiras (bancos e cooperativas de crédito), entre outros.

“As instituições financeiras e as entidades que fomentam o desenvolvimento regional, unidas, trabalharão em um projeto que visa facilitar o acesso ao crédito. A intenção também é orientar aqueles que tomarão empréstimos, para que possam fazer o uso dos recursos financeiros corretamente na gestão das empresas, para possam pagar pontualmente e, consequentemente, se credenciar para o crescimento e desenvolvimento”, anseia Jair.

Edilberto Minski, vice-presidente da Cacispar, acumulará a vice-presidência da SGC e pretende ampliar a integração entre a GarantiSudoeste e os empresários ligados às 36 associações empresariais da região. “Pela Cacispar, poderemos mostrar quais os benefícios oferecidos aos empresários da região, na grande maioria de micro e pequenas empresas. A SGC também se beneficiará ao ter acesso aos anseios dos empresários para soluções de crédito. Entendemos que muitos deles não têm dificuldades para honrar seus compromissos, mas não dispõem de garantias suficientes”, observa Minski.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, integra a nova diretoria da GarantiSudoeste. “A entidade está em reestruturação, buscando adaptar-se aos novos tempos e modernizar-se. Terá uma atuação integrada e em rede com a SGC Central”, avalia.

Sistema de crédito

Cesar Colini também mostra-se otimista com as possibilidades do Sistema Regional de Crédito, a ser lançado no dia 29. “É uma governança autônoma regionalizada cuja pauta central é o debate sobre o crédito orientado e consciente. O Sebrae é um dos incentivadores e faz parte da governança. Acreditamos que a atuação do SRC é  estratégica para a retomada econômica.”

Novos diretores da SGC

O novo Conselho de Administração para a gestão 2021-22 tem a seguinte composição:

Jair Divino dos Santos, presidente; Edilberto Minski, vice-presidente; William Madruga, secretário; e os conselheiros Cesar Giovani Colini, Álvaro Scolaro, Vanio preis, Lindones Colferai, Mateus Comelli e Alexandre Pecoit.

No Conselho Fiscal, os titulares são Lauri Helfeinstein, Luiz Antunes e Marcos Nonemacher. Como suplentes, Janete da Silva, Rejane Corlassolli e Carlos Vanderlei Porfirio.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube