Na manhã desta sexta-feira, 23 de abril, foram inaugurados os procedimentos no centro cirúrgico de pequenos animais, do Centro Veterinário Mater Dei. Foram cirurgias de rotina em três gatas, que passaram por ovariohisterectomia (OVH), também conhecida como esterilização, na qual se procede à remoção dos ovários e útero da cadela ou da gata.
Os procedimentos foram conduzidos pelo Anestesista Médico Veterinário e professor Evandro de Oliveira Rodrigues, mestre em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável; e pela Cirurgiã Médica Veterinária e professora Carla Sordi Furlanetto, que é igualmente mestre em saúde e bem-estar animal, com ênfase em cirurgia veterinária. Duas das gatas eram de uma acadêmica Mater Dei e uma delas, foi atendimento de rotina. Todas foram liberadas final da tarde, sem necessidade de internamento.
“As três cirurgias foram acompanhadas integralmente pelo médico veterinário anestesista, com avaliação de todos os parâmetros adequados para o momento do procedimento cirúrgico”, evidenciou Carla Furlanetto.
Este foi o terceiro dia de atividades do Centro Veterinário Mater Dei aberto à comunidade. A estrutura fica na rua Angelo Parzianello, 1005, bairro Fraron, em Pato Branco e compõe o campus da Faculdade Mater Dei, para os estudos em Medicina Veterinária.

Mais
Pato Branco recebe R$ 143 milhões da União em 2025; saúde concentra quase 85% dos recursos
Crescimento do PIB per capita é generalizado no Paraná e Sudoeste acompanha movimento
Janeiro Branco: quando falar sobre emoções se torna um ato que salva vidas