Projeto de ensino da área de Administração visa a preparação dos estudantes para inserção no mercado profissional

Pensando em promover a preparação discente da UTFPR, Câmpus Pato Branco, para inserção no mercado profissional a partir de um programa educacional que possibilite a geração do autoconhecimento vocacional e profissional, análise e monitoramento da carreira profissional, o Departamento Acadêmico de Administração (DAADM), junto a empresa SunRH e seu fundador Hugo Liguori, serão os responsáveis pela implantação, execução e monitoramento do projeto de ensino “Escola da Empregabilidade”. Os recursos tecnológicos da plataforma Evolutio.online e direitos autorais das ferramentas serão cedidas pela SunRH em contrato de cooperação técnica entre a UTFPR e a empresa.

O lançamento do projeto foi marcado por uma live de abertura, realizada na última quarta-feira (14), e contou com a participação do Diretor-Geral do Câmpus Pato Branco, professor Idemir Citadin, a diretora de Graduação e Educação Profissional, professora Nilvânia Aparecida de Mello, o coordenador do Projeto, professor Rafael Kuramoto Gonzalez, o coordenador do Curso de Administração e membro do Projeto, professor Luciano Minghini, a professora do departamento acadêmico de Administração, Audrey Hausschildt Merlin, e os membros da Empresa SUN Human Capital, Hugo Liguori e Bruno Carrieri.

A transmissão abordou uma explicação genérica sobre o cerne do projeto, a metodologia e as etapas, além de um momento para solucionar as dúvidas enviadas pelos espectadores referentes aos prazos, ao público envolvido, entre outras.

Os criadores puderam explicar sobre a origem do projeto e o grande motivador por trás da iniciativa. Segundo Rafael, a origem surgiu a partir da relação de uma ex-aluna da universidade, a qual fez a conexão entre a UTFPR e a SUN HC. A justificativa deu-se a partir da enorme demanda que os professores da Área de Gestão de Pessoas do Câmpus Pato Branco, Rafael e Audrey, recebiam dos estudantes dos cursos de Administração e Engenharias para orientações sobre os primeiros passos no mercado de trabalho, tais quais a confecção dos currículos, realização de dinâmicas de grupo, entrevistas, processos seletivos para estágios, trainees, e empregos formais. “O projeto irá profissionalizar essas ações que já vinham sendo realizadas, e exponenciar a capilaridade, uma vez que antes o processo era feito de maneira individualizada, e agora o programa poderá beneficiar diversos alunos.”, explanou o professor Rafael.

Inicialmente, o projeto foi lançado aos alunos da graduação e pós-graduação do Câmpus Pato Branco e egressos, com inscrições abertas até 30 de abril. No entanto, a participação será facultada a alunos e egressos de outros Câmpus da UTFPR, os quais poderão se inscrever de 26 de abril a 12 de maio, para que também possam participar do programa, o qual tem data para terminar, até outubro deste ano, dado o prazo de formação e preparação de alguns participantes, e da oferta dos projetos de trainee das grandes empresas do Brasil coincidirem com o cronograma da Escola da Empregabilidade.

A live está disponibilizada no CanaL oficial da UTFPR-PB no YouTube.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube