Centro Veterinário Mater Dei começa a atender comunidade externa dia 20

O Centro Veterinário Mater Dei deve ser um divisor de águas. Não só ao curso de Medicina Veterinária da Faculdade Mater Dei pela ampliação das oportunidades de práticas, mas inclusive, às possibilidades de atendimento ao animal, principalmente aos de grande porte, uma vez que dispõe de uma estrutura sem precedentes na região.

“Faremos todos os tipos de atendimentos e de exames, gostaríamos de ser uma referência para o Sudoeste em qualidade de serviços e exames. Temos procedimentos cirúrgicos de diferentes sistemas, como por exemplo, cirurgias ortopédicas, cirurgias oftálmicas, planejamos ter também alguns projetos onde possamos prestar esse auxílio de parte social, como por exemplo projetos de castração. E sempre que nós lançarmos um projeto ou tivermos uma oportunidade de trabalhar com essa parte social, será amplamente divulgado”, contou a médica veterinária responsável pelas rotinas clínicas e cirúrgicas do Centro Veterinário, Carla Sordi Furlanetto. Ela tem Residência em clínica e cirurgia de pequenos animais – PUC, Mestrado em saúde e bem-estar animal com ênfase em cirurgia veterinária – UFFS e Cursos na área de odontologia veterinária, cirurgias oncológicas e reconstrutivas.

Funcionamento

A clínica inicia o atendimento ao público inicia externo neste dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.  “Não trabalharemos com consultas de plantão, mas teremos o ambiente todo adequado para a necessidade de internamentos”, explica Carla, afirmando que

“o Centro cirúrgico é capacitado com todos os equipamentos e medicações necessárias, temos profissionais e professores que vão estar atuando dentro do centro veterinário para estimular não só o atendimento, mas o acompanhamento dos alunos”, comentou.

As consultas e cirurgias serão realizadas mediante agendamento, via telefone e WhatsApp (a ser divulgado nos próximos dias), inclusive para exames e procedimentos cirúrgicos, cujos valores poderão ser consultados.

Na estrutura, salienta-se os laboratórios de exames clínicos, de microbiologia, o atendimento a animais de produção e o centro cirúrgico para grandes animais, que é um diferencial na região. “Haverá atendimento diferenciado em relação aos exames quanto à necropsia, temos o professor profissional habilitado a realizar necropsia, é um diferencial que vamos poder estender não somente à população, mas também aos nossos colegas veterinários de clínicas particulares que queiram encaminhar os exames e entrarem em contato conosco para que possamos também auxiliar os profissionais. Nosso principal objetivo é estender, fornecer nossos serviços tanto para a população externa, como também aos nossos colegas veterinários”, completou.

Atuação do acadêmico

A expectativa é enorme, resumiu o coordenador de Medicina Veterinária Mater Dei, Danilo Amadori Martins de Oliveira, uma vez que o acadêmico vai poder vivenciar o que acontece na prática e o que vai enfrentar no mercado de trabalho. “É um momento importante não só para a sociedade, como principalmente para o curso. A ideia do centro veterinário é que seja um local que possa abranger diversas áreas da veterinária, que tem uma amplitude muito grande”, disse, completando que “com a abertura da clínica vamos gerar casuística, que são casos para os alunos estarem acompanhando, diferente de se ter algo mais teórico.

Claro que além da prática, isso também vai agregar na questão educacional na possibilidade de gerar resumos, artigos, gerar pesquisa que os alunos vão poder fazer relatos de caso. Também envolve a questão acadêmica e aprendizagem nessa área. Todos estes procedimentos são acompanhados por profissionais, o aluno não vai estar sozinho no centro cirúrgico, sempre vai estar acompanhado pelo médico veterinário e o professor”, salientou.

Para Danilo, todas as frentes construídas no novo espaço são fundamentais para a formação completa do aluno, uma vez que engloba, na parte clínica, amplitude de análises laboratoriais: diagnóstico por laboratório, diagnóstico por imagem, consulta clínica e cirurgias, tanto para pequenos, como grandes animais.

O coordenador do curso já prevê a criação de campanhas objetivando o controle de zoonoses, a partir de convênios com municípios, construindo atendimentos que possam auxiliar a saúde pública. “A gente fala muito hoje na Veterinária em saúde única, é um conceito muito utilizado que se encaixa perfeitamente nisso: a saúde animal, a saúde do homem e do meio ambiente. Tudo está interligado.

O veterinário não atua somente com a saúde do animal, mas com esses outros dois pilares também. A gente espera que tenha uma demanda muito grande, já estamos tendo procura crescente. As pessoas já têm nos ligado querendo saber informações e como funciona. Esperamos que movimente bastante e, consequentemente, os alunos vão poder aproveitar cada vez mais”.

O centro vai funcionar juntamente com aulas práticas e atendimento, sendo estes realizados de forma particular. “Sempre vai ter um movimento grande de alunos e professores em todo o ambiente”, completou Carla Sordi Furlanetto.

Da assessoria

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube