O Programa InMove, resultado da parceria entre a cooperativa de crédito Cresol e o Sebrae/PR no sudoeste do Estado, iniciou uma nova etapa, com o programa de pré-aceleração. Oito soluções, a maioria relacionada ao agronegócio, foram integradas à ação, que começou no dia 29 de março. O cronograma terá atividades durante oito semanas, em que as equipes participarão de consultorias e mentorias para a melhoria das ideias.
Gerson Preilipper, coordenador do programa de Empreendedorismo da Cresol, relata que as equipes contarão com o suporte de mentores especializados e também de cooperados durante os processos.
“Teremos a participação de produtores rurais e também de laticínios parceiros. A intenção é propiciar o surgimento de inovações que possam auxiliar a cadeia do agronegócio e também de soluções internas para a Cresol”, justifica Preilipper.
Cerca de 90% das atividades do programa de pré-aceleração serão realizadas de forma remota, em função da pandemia. Ao final das oito semanas, as três melhores soluções serão selecionadas para a fase de aceleração, entre agosto e dezembro deste ano. Todos os produtos desenvolvidos poderão ser adquiridos pela cooperativa de crédito ou indicados para os cooperados e parceiros. A Cresol também disponibilizará as soluções para o ecossistema de inovação do sudoeste do Paraná.
“O apoio ao nascimento ou consolidação de novas empresas com o DNA da inovação é uma fase importante do programa. As iniciativas serão parte do fomento do ecossistema de inovação do Sudoeste, contribuindo e consolidando o uso da inovação para a melhoria da performance das nossas empresas”, considera a consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin.
Novo negócio
A Azagros, startup de Dois Vizinhos, é uma das equipes selecionadas para o programa de pré-aceleração. Durante o IdeaLab, em fevereiro passado, após dinâmica com representantes da Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas (Apropal), os integrantes da empresa, que já desenvolvia produtos para a gestão técnica da agricultura convencional, vislumbraram um novo nicho de mercado.
“Em conversas, ficamos conhecendo as dificuldades e desafios dos produtores para obter e manter a certificação e na gestão dos processos da produção orgânica”, conta Marcos Nonemacher, sócio da Azagros.
Assim, surgiu o Azagros Organic, que está na pré-aceleração. “O programa conta com a metodologia do Sebrae, que tem experiência de muito tempo em colaborar com as startups, e agora com a Cresol, um novo integrante do ecossistema que traz apoio institucional e investimentos. É uma iniciativa nova, que dará muitos frutos”, prevê Nonemacher.
InMove
O programa realizado pela Cresol e o Sebrae/PR foi idealizado para engajar lideranças da cooperativa de crédito, clientes e parceiros para colaborar, coletar, testar e validar novas ideias e apresentar novos produtos ao mercado. Por meio de metodologia colaborativa, o InMove trabalha a inovação aberta, com a integração da comunidade empresarial com o ecossistema de inovação do sudoeste do Paraná. Outra meta do programa é incentivar a inovação empresarial, buscando a cultura inovadora das empresas e modificando antigas fórmulas, relações e mentalidade para a nova economia.

Mais
Vereador propõe reunião para esclarecer entraves em emendas impositivas em Pato Branco
Prefeitura propõe nova lei para agilizar despesas urgentes em Pato Branco
Vereador Diogo Grando cobra soluções efetivas para problemas de segurança viária em Pato Branco