A Professora Dra. Angélica Signor Mendes da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos, atuante nas áreas de Construções Rurais e Bem-estar Animal, foi agraciada na data de 23/03/2021 com a aprovação pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), de uma Patente de Invenção.
A Patente de Invenção refere-se ao desenvolvimento de um medidor de bem-estar em aves de produção (matrizes, frangos e perus de corte) que consiste de um equipamento que mensura o nível de dor que as aves sentem no coxim plantar (“pés” das aves). É um equipamento portátil, pequeno, de fácil manuseio para ser usado em condições de campo, bem como, utilização em laboratórios de pesquisas, universidades e empresas do setor.
Inseridas no equipamento, estão tabelas para as espécies e idade das aves. Logo, um frango de 21 dias de idade tem sua tabela correspondente de suporte a pressão da ponteira do aparelho em seu coxim plantar, por exemplo. Essa pressão é convertida para nível de dor ou bem-estar. Ou seja, quanto mais alta a pressão da ponteira que a ave suporta sem espontaneamente retirar sua pata do aparelho, maior é o nível de bem-estar locomotor que a mesma se encontra, pois demorou a sentir a dor (não estava lesionada).
Mais
Primeira etapa da Arena Cláudio Petrycoski será entregue na próxima quarta-feira (9)
Conferência de Assistência Social define estratégias socioassistenciais para Pato Branco
Pato Branco realiza mutirão de limpeza contra a dengue no São Cristóvão