A Professora Dra. Angélica Signor Mendes da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos, atuante nas áreas de Construções Rurais e Bem-estar Animal, foi agraciada na data de 23/03/2021 com a aprovação pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), de uma Patente de Invenção.
A Patente de Invenção refere-se ao desenvolvimento de um medidor de bem-estar em aves de produção (matrizes, frangos e perus de corte) que consiste de um equipamento que mensura o nível de dor que as aves sentem no coxim plantar (“pés” das aves). É um equipamento portátil, pequeno, de fácil manuseio para ser usado em condições de campo, bem como, utilização em laboratórios de pesquisas, universidades e empresas do setor.
Inseridas no equipamento, estão tabelas para as espécies e idade das aves. Logo, um frango de 21 dias de idade tem sua tabela correspondente de suporte a pressão da ponteira do aparelho em seu coxim plantar, por exemplo. Essa pressão é convertida para nível de dor ou bem-estar. Ou seja, quanto mais alta a pressão da ponteira que a ave suporta sem espontaneamente retirar sua pata do aparelho, maior é o nível de bem-estar locomotor que a mesma se encontra, pois demorou a sentir a dor (não estava lesionada).
Mais
PMPR realiza mais de 300 prisões em ação estratégica em locais com grande circulação
Prefeitura de Pato Branco propõe prorrogação para construção do Hospital Materno Infantil do ISSAL
Vendaval causa estragos em Pato Branco: Prefeitura mobiliza equipes e pede doações para famílias afetadas