Feira do JEPP na Escola XV de outubro, em 2019- Crédito - Divulgação

Município de Francisco Beltrão e Sebrae/PR renovam parceria na educação empreendedora

Metodologia do Sebrae/PR poderá chegar a quase 6 mil alunos da rede municipal de educação

A Administração Municipal de Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, assinou convênio de cooperação técnica com o Sebrae/PR, renovando a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Assim, os estudantes do Ensino Fundamental I poderão ter acesso a práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Todo o material necessário para aplicação da metodologia será fornecido pelo Sebrae/PR.

“Vamos fazer parcerias com as escolas que demonstrarem interesse. Os professores que ainda não participaram do JEPP passarão por capacitação do Sebrae. O interesse é levar a cultura empreendedora de forma lúdica e leve. A estratégia envolve distribuição de gibis e realização de palestras e lives para alunos e docentes, entre outras ações”, detalha a consultora Claudineia Cabral.

Elis Regina Calegari, diretora pedagógica da secretaria de Educação de Francisco Beltrão, conta que a metodologia será oferecida aos professores de 21 escolas do primeiro ao quinto ano e a cinco escolas do sexto ao nono ano, somando aproximadamente 6 mil alunos da rede municipal.

“Há flexibilidade por parte das escolas, mas estamos oferecendo novamente a metodologia para que construam o projeto. A educação para gestão financeira, autoconhecimento e desenvolvimento da autonomia vem ao encontro do que consideramos importante e está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, observa Elis Regina. No ano letivo de 2020, mil alunos da rede pública de educação de Francisco Beltrão participaram efetivamente do JEPP.

Educação empreendedora

Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o programa do Sebrae/PR atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.

Para atender o público-alvo (principalmente os estudantes), o programa oferece soluções educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou sala de aula, por meio de disciplinas ou projetos. Mais informações estão disponíveis no site do Sebrae/PR (www.sebraepr.com.br/servicos/educacao-empreendedora)

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube