Foto de feira do JEPP na Escola Carrossel, em Dois Vizinhos, no ano de 2019

Prefeitura de Dois Vizinhos e Sebrae/PR firmam convênio para educação empreendedora

Metodologia pode impactar cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas públicas municipais

O município de Dois Vizinhos e o Sebrae/PR firmaram convênio para a implantação do Programa de Educação Empreendedora, no Ensino Fundamental I da rede pública. A ação acontecerá com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. A metodologia procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, a parceria com a Prefeitura de Dois Vizinhos está sendo retomada com o novo convênio. A metodologia do programa Conteúdo está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é destinada aos alunos de primeiro ao quinto ano. Todos os materiais de ensino relacionados ao JEPP serão fornecidos pelo Sebrae/PR para docentes e estudantes. “O Sebrae levará ao município a metodologia da cultura empreendedora, com uma série de materiais, além dos livros, como gibis, lives para alunos e docentes e palestras. É um conjunto de atividades que permitirá que as crianças possam incorporar conteúdos da educação empreendedora em suas vidas”, frisa.

Claudia cita exemplos como o aprendizado para a gestão financeira pessoal, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a busca pela proatividade. “Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a metodologia utiliza conteúdos digitais. Nosso objetivo é trabalhar de forma leve, em colaboração com os professores da rede municipal e dar oportunidade para as crianças se desenvolveram”, resume a consultora.

A secretária de Educação de Dois Vizinhos, Silvana Dalmolin, informa que o convênio de cooperação técnica com o Sebrae/PR pode impactar cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas – nove na zona urbana e quatro no interior do município. A expectativa da secretária é que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de ensino.

“É um projeto inovador, que vem para fortalecer o vínculo entre escola e comunidade escolar, proporcionando uma formação mais ampla para os alunos da rede municipal de ensino de Dois Vizinhos. É com projetos ligados ao empreendedorismo e ao mundo do trabalho que conseguiremos atingir os objetivos almejados”, analisa Silvana Dalmolin.

Educação empreendedora

Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o programa do Sebrae/PR atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.

Por isso, para atender o seu público-alvo (principalmente os estudantes), o programa oferece soluções educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou sala de aula, por meio de disciplinas ou projetos. Mais informações estão disponíveis no site do Sebrae/PR.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube