Agroindústria de alimentos é tema de e-book produzido pelo PET de Medicina Veterinária da UFFS

Três dos cinco programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão disponibilizando e-books produzidos pelos tutores e acadêmicos participantes dos grupos PET em atividade nos campi da Instituição. Focado em garantir mais qualidade aos alimentos produzidos pelas agroindústrias familiares, o Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza elaborou o e-book “Agroindústria de alimentos: no caminho para um alimento seguro”.

A publicação surgiu a partir da demanda das agroindústrias de origem familiar do município de Realeza em acessarem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O livro digital traz de forma didática o conteúdo de legislações e artigos acadêmicos utilizados na implantação de Programas de Autocontrole (PAC) em agroindústrias familiares da região.

O e-book possui sete capítulos que abordam: 1) A importância do controle de qualidade na indústria de produtos de origem animal; 2) Microbiologia dos alimentos: os dois lados da moeda; 3) A água utilizada na produção de alimentos; 4) Controle integrado de pragas na agroindústria: pequenos animais que geram grandes problemas; 5) Higienização nas agroindústrias; 6) Colaboradores na Agroindústria: hábitos higiênicos, higiene e saúde. Por que é necessário?; e 7) Temperatura: por que controlar?.

De acordo com a tutora do PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza, professora Karina Ramirez Starikoff, a experiência proporcionou aos graduandos do curso de Medicina Veterinária o aprendizado da pesquisa e a busca de soluções para problemas reais da profissão. “A produção do e-book também permitiu aos profissionais contribuírem para a disseminação do conhecimento de forma facilitada. Esperamos que esta leitura auxilie na implantação e no funcionamento dos programas de autocontrole e contribua para a produção de alimentos de qualidade”, destacou.

A obra também conta com a contribuição dos monitores dos componentes curriculares de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Microbiologia Veterinária e da parceria da médica veterinária fiscal do Serviço de Inspeção de Santa Izabel do Oeste, Adriane Ferreira Frizzo, egressa da UFFS.

Sobre as demais publicações

Além do e-book “Agroindústria de alimentos: no caminho para um alimento seguro”, também foram lançados “Conexões entre educação tutorial e educação popular” – Grupo Práxis Campus Erechim; “Aprendendo ciências: meio ambiente e formação de professores” – PET Ciências Campus Cerro Largo; e “10 anos PET UFFS: novos desafios, outras perspectivas” – Trabalho conjunto dos grupos PET, que sintetiza trabalhos apresentados no SINPET, evento interno do Programa.

As publicações foram custeadas com recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Conforme a PROGRAD, a ação “busca valorizar as atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UFFS, que desenvolvem um conjunto diversificado de atividades que se configuram em ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos bolsistas e tutores”.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube