IDS Cidadão é o mais novo sistema para conectar pessoas com prefeituras

Sistema permite criar um cadastro único autenticado para cada cidadão, o que vai facilitar a vida de quem atende e de quem é atendido

Todos os anos, quando Joana vai matricular seu filho, precisa comprovar que a vacinação está em dia. E depois, para receber o benefício social, tem que atestar que tem um filho regularmente matriculado. Antes, Joana precisava bater em pelo menos três portas: na secretaria da escola, na secretaria de saúde e na assistência social. Era mais que um dia inteiro caminhando, de um lado para o outro, para reunir a papelada.

Tudo isso se simplificou quando o município em que ela mora adotou sistemas que trouxeram inteligência para a gestão pública. A partir de 2021, isso pode ficar ainda melhor, para os municípios que adotarem o IDS Cidadão, sistema que, com um cadastro único e atualizado, vai conectar os cidadãos a todas as secretarias sociais dos municípios, para diversas necessidades. Quando Joana for à escola, as informações completas para ser atendida estarão no sistema da própria Secretaria de Educação. Ela vai poupar tempo para usufruir com sua família e para curtir a própria cidade.

O sistema IDS Cidadão reúne informações globais que o governo municipal precisa para prestação de serviços. É muito mais que centralizar os cadastros, é a gestão compartilhada das informações dos munícipes. Além disso, trabalha com o conceito de “inovação aberta”, que permite que qualquer sistema que a prefeitura use possa se comunicar com o IDS Cidadão e unificar os dados do munícipe. Isso vai desde aplicativos de estacionamento, mas também a tributação, a contabilidade, o transporte, enfim, todas as possibilidades de gestão de uma prefeitura podem estar congregadas com o IDS Cidadão. Para a população, traz os benefícios de agilidade e acessibilidade aos atendimentos. Para o gestor público, organiza informações que trazem clareza para a tomada de decisões.

Isso porque cada cidadão terá um só cadastro e a partir desse grande banco de dados, serão gerados mapas temáticos para acompanhamento de perfis da população. O gestor público poderá tomar ações rápidas que geram resultado no município, uma vez que terá uma visão centralizada dos serviços em todos os segmentos e setores. É um cenário que evita burocracias repetitivas.

Além disso, a implementação respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois o IDS Cidadão foi criado pela IDS Desenvolvimento de Software e Assessoria Ltda, que já tem experiência em prezar pela segurança do usuário, ao mesmo tempo em que conecta cidadãos e secretarias, por meio dos sistemas IDS Saúde, IDS Educação e IDS Social. O foco da empresa é sempre a vida e o aperfeiçoamento da gestão pública, por isso seus sistemas proporcionam soluções tecnológicas para tornar o sistema público mais eficaz e humano. Exemplos são: prontuário eletrônico e monitoramento de evolução de casos do Covid-19 (IDS Saúde), mapas com informações das famílias do município, processos mais ágeis na secretaria e atendimento personalizado (IDS Social), controles de transporte escolar, alimentação, biblioteca, integração de todas as unidades de ensino (IDS Educação), e muito mais.

Sistemas da IDS já rodam em mais de 200 prefeituras, distribuídas entre nove Estados. Entre os municípios paranaenses que já estão utilizando o IDS Cidadão estão Prudentópolis, Corbélia, Laranjeiras do Sul e Planalto, no Sudoeste do Paraná. As associações de municípios interessadas podem levar esta inteligência em gestão em pauta para suas assembleias, como forma de aprimorar a comunicação e a conexão entre os municípios, pois são informações que permitem optar por Políticas Públicas estratégicas. Clique aqui e confira o vídeo.

Da assessoria

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube