Crea-PR tem ampliação da representatividade feminina em diversos setores da autarquia

Conselho busca equidade nos cargos; em 2021, região Sudoeste tem três mulheres como chefes de inspetoria

Ao longo dos 86 anos de história, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) tem buscado cumprir seu papel com seriedade, visando a segurança da sociedade. A entidade tem mirado o futuro, com metas inovadoras em todos os ambientes profissionais. A busca por igualdade de gênero nos cargos da autarquia é uma delas.

No Crea-PR, dos 165 inspetores, 36 são mulheres (21,8%). Inspetores são profissionais voluntários eleitos pela própria classe, que atuam juntamente ao Conselho para melhorar a eficiência das ações de fiscalização, em defesa do exercício profissional e da sociedade. Já os Conselheiros são profissionais que compõem as Câmaras Especializadas, Plenário e Comissões, responsáveis por julgar casos de infração à lei e Código de Ética, com aplicação de penalidades e multas. Dezesseis das 137 cadeiras do Plenário são ocupadas por mulheres. Por fim, entre os fiscais que vão a campo ou fazem averiguações virtualmente por sistemas de cruzamento de dados no Estado, 42 são homens e 13 mulheres.

Na Regional Pato Branco do Crea-PR, a participação feminina vem aumentando, após as eleições que aconteceram no início deste ano. “Das quatro inspetorias do Sudoeste, três são chefiadas por mulheres. Também temos profissionais da região no cargo de conselheiras”, destaca o Engenheiro Civil Diogo Colella, gerente da Regional.

Jhuly Caroline Biava, Engenheira Agrônoma, é inspetora-chefe na Inspetoria de Francsico Beltrão. Barbara Meurer, Engenheira Civil, é inspetora-chefe na Inspetoria de Palmas. Regina De Toni, Engenheira Civil, é inspetora-chefe na Inspetoria de Realeza. A região tem ainda Grasielle Toscan Lorencetti, Engenheira Florestal e de Segurança do Trabalho, na inspetoria de Pato Branco, e Natielen Somariva Toledo Penso, Engenheira Química e Engenheira de Segurança do Trabalho, na inspetoria de Francisco Beltrão.

As recentes eleições também resultaram em aumento do número de conselheiras no Sudoeste, de duas para cinco, uma delas como titular, Karlize Posanske da Silva, Engenheira Civil de Palmas, coordenadora estadual do Comitê mulheres do Crea-PR para 2021. As quatro conselheiras suplentes são: Flávia Gizele Konig Brun, Engenheira Florestal de Dois Vizinhos; Keli Stark, Engenheira Civil de Pato Branco; Marlene de Lourdes Ferronato, Engenheira Agrônoma, de Pato Branco; e Mariana Machado, Engenheira Eletricista, de Salgado Filho.

Três entidades de classe do Sudoeste são presididas atualmente por mulheres: Barbara Maccarini, Engenheira Civil, de Realeza, presidente da Associação de Engenheiros da Fronteira do Iguaçu (Assefi); Suzamara Biz, Engenheira Florestal, de Dois Vizinhos, presidente da Associação de Engenheiros Florestais do Sudoeste e Oeste do Paraná (Aefos); e Alisse Fernanda Pedroso dos Santos, Engenheira Ambiental, de Dois Vizinhos, presidente da Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Aspea).

A palmense Karlize Posanske da Silva tem a incumbência de coordenar, em âmbito estadual, o Comitê Mulheres do Crea-PR. A Engenheira Civil ressalta que o objetivo do comitê é trabalhar o aumento da participação feminina nas decisões e em tudo que envolve o sistema Confea/Crea e as Engenharias, Agronomia e Geociências.

“Estamos conquistando cada vez mais espaço em todos os setores, graças ao desempenho em cargos relevantes e trabalhos científicos, administrativos, no empreendedorismo, nas finanças. Há um grande leque de funções que as mulheres desempenham, atualmente”, destaca Karlize.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube