Cresol e Sebrae promovem inovação no sudoeste do Paraná

O IdeaLab reuniu empresas da região para a elaboração colaborativa de projetos para inovação

Nos dias 10, 11 e 18 de fevereiro, a Central Cresol Baser e o Sebrae/PR realizaram o IdeaLab, o laboratório de metodologia cocriativa com empresas clientes e colaboradores da Cresol, além de integrantes do ecossistema de inovação do sudoeste do Estado. Nos dias 10 e 11, as atividades foram realizadas de forma online. O último módulo, presencial, aconteceu no dia 18, na sede da Cresol, em Francisco Beltrão e reuniu representantes de empresas e startups de Pato Branco e Dois Vizinhos, além de Francisco Beltrão. O IdeaLab é uma das ações do programa InMove, que teve início no segundo semestre de 2020.

Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, explica que o IdeaLab reuniu empreendedores dos segmentos de varejo, agronegócios, logística, produtos orgânicos e joias e fornecedores de soluções para inovação no Sudoeste. “Esta ação procurou conectar empresas da região, com suas dificuldades, a outras empresas provedoras de soluções. O objetivo foi criar novas oportunidades e melhorar a performance dos negócios a partir das novas soluções propostas”, explica Jocelei.

A consultora do Sebrae/PR relata que foram apresentadas uma série de soluções no dia 18. “Várias delas foram personalizadas ou criadas especificamente para atender às necessidades das empresas participantes”, completa. A partir de agora, novas conversas devem acontecer para que negócios em potencial sejam concretizados. Leonel Romanini Júnior, gerente de Inovação e Planejamento da Central Cresol Baser, salienta que a instituição trabalha com o objetivo de levar benefícios à sociedade. “O Sebrae veio pavimentar os caminhos que nos levarão a dar a sustentabilidade da nossa participação no ecossistema regional de inovação”, comenta.

Para Romanini, os movimentos para inovação contribuirão para a consolidação do sistema Cresol. “Na inovação aberta, temos o envolvimento de vários agentes da comunidade, sejam os sócios, fornecedores, universidades, órgãos públicos, startups, entre outros. Através de metodologias como hackathon e Idealab, serão oferecidas soluções para impulsionar modelos de negócios.”

InMove

O programa realizado pela Cresol e o Sebrae/PR foi idealizado para engajar lideranças da cooperativa de crédito, clientes e parceiros para colaborar, coletar, testar e validar novas ideias e apresentar novos produtos ao mercado. Por meio de metodologia colaborativa, o InMove trabalha a inovação aberta, com a integração da comunidade empresarial com o ecossistema de inovação do sudoeste do Paraná. Outra meta do programa é incentivar a inovação empresarial, buscando a cultura inovadora das empresas e modificando antigas fórmulas, relações e mentalidade para a nova economia.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube