O pedágio é consenso no Sudoeste, desde que com tarifas baixas

A busca de um novo modelo de pedágio, que garanta boas estradas, duplicadas, e tarifas justas, foi o tema de uma audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná realizou  em Francisco Beltrão, região Sudoeste, no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop). A instalação de praças de pedágio na região gera incerteza na população, mas a maioria dos participantes da reunião, entre eles os deputados estaduais, sabem que o pedágio será benéfico para o desenvolvimento do Sudoeste, desde que com tarifas justas, que não onerem ainda mais a cadeia produtiva.

O encontro foi presidido pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, acompanhado do coordenador da Frente Parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT), e teve a presença de um grande número de deputados, prefeitos, vereadores, lideranças e representantes de entidades do setor produtivo.

Traiano, que atuou de forma a mediar o encontro, enfatizou a importância crucial do setor produtivo do Paraná no contexto brasileiro, e destacou que não é possível que o pedágio continue sendo um entrave à realização plena de todo nosso potencial praticando preços abusivos. “Precisamos de boas estradas. Estradas duplicadas, com tarifas condizentes. Precisamos valorizar o setor produtivo com estradas boas e com tarifas justas. Encontrar uma fórmula que atenda a todos é o desafio que estamos enfrentando aqui”, destacou.

“A modelagem desse novo modelo de concessão de estradas foi todo ele formulado pelo Governo Federal. Agora, o que se está fazendo com essas audiências públicas, é buscar alternativas a esse projeto, através da via política, para permitir um novo modelo dentro daquilo que todo mundo deseja. O que se quer são boas estradas, obras que iniciem rapidamente, combinadas com tarifas condizentes. A Assembleia está contribuindo, fazendo audiências públicas por todo o Paraná, para propiciar uma ampla discussão do tema por toda a sociedade. A Assembleia vai ter de aprovar esse novo modelo para que ele possa entrar em vigência”, pontuou citando como exemplo a rodovia estadual PR-280, uma das duas rodovias onde devem ser instaladas praças de pedágio pelo desenho do Governo Federal. “Lembro da nossa PR-280 aqui no Sudoeste, importante corredor que liga a nossa região a todo o estado e que será beneficiada com a nova modelagem. E como é estadual, vai passar pela votação na Assembleia”, afirmou.

Serão 140 km de rodovias pedagiadas no Sudoeste, que não possui praças de pedágio na concessão atual. Para Traiano, existe um consenso de que o pedágio é necessário. “A questão é encontrar uma fórmula que atenda as demandas da população e do setor produtivo por infraestrutura, boas estradas, com um uma modelagem que não imponha um custo excessivo que prejudique a produção e os usuários como o que vivemos nas últimas décadas. O papel da Assembleia é fazer a mediação entre os usuários, o Governo Federal, e as empresas”, disse.

Sudoeste – Diversos parlamentares participaram do debate. Boa parte, do próprio Sudoeste. Caso da deputada Luciana Rafagnin (PT). Para ela, o custo do pedágio está ligado à geração de empregos na região. “Tenho certeza que o diálogo vai permanecer, principalmente na questão logística, porque precisamos dar segurança e também viabilidade a economia da nossa região. O alto custo do pedágio pode inviabilizar inclusive a geração de empregos, porque interfere na economia dos municípios”, disse.

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